Centro de Reabilitação de Rondônia ajuda na recuperação de pacientes com perda auditiva
O Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) foi inaugurado em 2014 com o objetivo de atender pessoas com deficiências, não apenas físicas
João Pedro sendo acompanhado pela fonoaudióloga
João Pedro tem sete anos, há um ano é acompanhado pela fonoaudióloga Elizandra Araújo, no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), o menino nasceu com uma perda auditiva em rampa moderada severa, a mãe da criança, Rosineide de Aguiar, percebeu o problema quando viu que o João não estava se desenvolvendo na escola.
“Infelizmente descobrir essa perda de audição no meu filho depois de alguns anos, fomos encaminhados para Cero, aqui fomos bem atendidos e vejo o quanto ele se desenvolveu. hoje o João Pedro consegue frequentar a escola com mais facilidade”, afirma Rosineide.
O Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) foi inaugurado em 2014 com o objetivo de atender pessoas com deficiências, não apenas físicas, que é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, mas também pacientes com perda auditiva, pacientes afásicos, toda parte neurológica que precise de fonoaudiologia, e deglutição que possa propiciar um engasgo. De acordo com a fonoaudióloga Elizandra Araújo, o Cero é o único centro de reabilitação que trata engasgo pelo SUS em ambulatório. “Isso é um grande ganho pro Governo do Estado e para a população que está acessível a esse serviço” disse a fonoaudióloga.
Hoje, 55 profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psicopedagogas atendem no Cero.
De acordo com o diretor Rodrigo Moreira Campos, reabilitação é muito mais que fisioterapia, é um processo da pessoa pegar o máximo do seu potencial, mesmo com suas limitações e usar pra vida. “Nossa demanda de pacientes é grande, em todas as áreas, isso porque nosso tratamento é bom, nossos profissionais são especialistas e, principalmente, temos um atendimento humanizado”.
De acordo ainda com o diretor, as áreas que registram maior número de atendimentos são a fisioterapia neurológica e a fonoaudiologia. “Os pacientes que necessitam desses profissionais tem um tratamento por um tempo maior, para que não haja desistência, o Cero desenvolveu uma estratégia de comprometimento com o serviço prestado, se o paciente não comparecer dentro das condições estabelecidas, ele é desligado e a vaga é ocupada outro”, ressaltou Rodrigo Moreira.
Devido a isso, em pouco tempo, o local se tornou referencia de bom atendimento público de saúde no Estado, cerca de 250 pacientes são atendidos diariamente.
Rondônia quer expandir Infovia e atrair municípios para parcerias
Infovia pode ser usada em várias áreas do Governo.
Capacitação estuda espécies de peixes no rio Madeira e alerta à importância de identificar invasores
O objetivo, segundo o coordenador de licenciamento ambiental da Sedam, Abimael Ribeiro, é treinar os servidores quanto as invasões ocasionadas por outras espécies de peixes que estão adentrando na Amazônia.
Governador participa de missão para fortalecer relação bilateral entre Peru e Brasil
Estreitar a relação com países vizinhos como o Peru, fomentar os negócios com atração de investimentos em Rondônia e aumento do volume de exportações faz parte das ações estratégicas para fazer Rondônia retomar o fôlego de crescimento econômico




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook