CINE RO: Festival exibe o filme "A Lasca" pela primeira vez em Porto Velho
O CINE RO exibe, pela primeira vez em Porto Velho, o filme A Lasca, filme gravado em Vilhena e dirigido por Valdete Sousa
Neste final de semana será o encerramento do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia. A programação enfatiza a produção audiovisual em nosso estado e filmes para o público infantil.
Um dos destaques é a exibição do filme “A Lasca”, curta produzido em Vilhena e dirigido por Valdete Sousa, que recentemente venceu como melhor curta no Festival Shortcutz Lima. Para Valdete Sousa é muito gratificante participar da programação do CINE RO. “Estamos muito felizes com essa exibição do curta em Porto Velho. O filme foi exibido, semana passada, em Lima/Peru e ganhamos a premiação de melhor curta metragem, um reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe que é totalmente rondoniense. Não é todo dia que um curta do interior do Brasil ganha prêmio de melhor curta em festival internacional. É preciso comemorar e lembrar que o investimento em arte e cultura dá retorno, dá visibilidade e retorna de diversas maneiras para quem faz a arte e para quem fomenta também.”
Sobre o curta
Com duração de 15 minutos, “A Lasca” é uma obra de ficção, com parte da trama ambientada entre as décadas de 1960 e 1970.
O filme acompanha a jornada de uma mulher de meia-idade cuja obsessão por uma herança de família desencadeia uma espiral de tensão e paranoia. O equilíbrio de sua vida meticulosamente organizada é abalado quando ela percebe uma pequena falha nos móveis — um detalhe insignificante para muitos, mas devastador para ela. Determinada a restaurar a perfeição, ela embarca em uma busca incansável para substituir a madeira perdida, enquanto seu relacionamento com o marido e a filha começa a mudar.
Com uma atmosfera cada vez mais angustiante, o curta-metragem explora temas como perfeccionismo, controle e a fragilidade das aparências, revelando como um detalhe aparentemente trivial pode corroer toda a base de uma vida construída sobre expectativas irreais. Quanto mais essa mulher se esforça para manter seu mundo ideal intacto, mais sua obsessão a consome.
O projeto foi contemplado no Edital SAV/MINC/2023 - Edital Curta Mulheres Bolsa para produção de curtas-metragens.
Valorização de profissionais rondonienses
"A lasca" foi exclusivamente produzido por profissionais de Rondônia, valorizando e reconhecendo o trabalho dos agentes culturais do estado.
O roteiro é Denis Weber, jornalista cultural e artista, graduado em teatro. Na direção a experiência de Valdete Sousa, que já atua há mais de 25 anos na área cultural em Rondônia. O cineasta, produtor cultural e idealizador do Festival de Cinema de Rondônia - CINE RO, Édier William é responsável pela direção de fotografia.
Lu Rodrigues, atriz teatral há mais de 30 anos protagoniza o curta. Completando o elenco Barb Nunes, Cledemar Jeferson, Elieldo Paes, Flávia Nunes, Indi Nunes e Olga Grasso. Figurino de Nívea Louize e maquiagem de Wesller Nascimento. Túllio Nunes é responsável pela trilha sonora original.
Programação Cine RO
30/08/2025 (sábado) às 20h
Mostra Rondoniense
A Lasca, dir. Valdete Sousa - RO
Resistência, dir. Juraci Júnior - RO
Nas Margens do Rio, dir. Carlos Santana - RO
E Assim Aprendi a Voar, dir. Antonio Fargoni - RO
Stop Fogo!, dir. João Paulo Palitot & Virgínia Duan - RO
Prontos Para a Colheita, dir. Karen Boock - RO
31/08/2025 (domingo) às 16h
Eu e o Boi, o Boi e Eu, dir. Jane Carmen Oliveira - MG
Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari, dir. de Andrei Miralha, Petronio Medeiros - PA
O Enigma Do Tempo, dir. Anderson Lister - SP
Buraco de Minhoca, dir. Marília Hughes Guerreiro, Cláudio Marques - BA
Felicia and The Super-Recyclable Heroes, dir. Laly Cataguases - MG
Mytikah Explora – Maria Sibylla Merian, dir. Hygor Amorim, Recy Cazarotto - SP
Tempo Trem, dir. Roberta Filizola, Guilherme C.- CE
Outro Lugar, dir. Perseu Azul – MT
Mostra Virtual
Disponível até 31/01/2025 no site https://festcinero.com
A 3ª edição do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia foi contemplada pelo Edital n.º 06 – Fomento para formação, difusão e apoio às salas de cinema, da Lei Paulo Gustavo. Conta com recursos da Lei Rouanet, produção da Zenital Produções, coprodução da Funcer e parceria da Itaú Cultural Play. O patrocínio é do Itaú e a realização é da FEDEC, SEJUCEL, Governo do Estado de Rondônia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Acesse no Instagram @festcinero ou o site https://festcinero.com/ para ficar por dentro das novidades.
Terceira edição do FOSTAE/IFRO será realizada
Segundo a Coordenadora adjunta da CIS, Luciana Tiburtino Aguiar, o Fórum tem como principal objetivo fortalecer a carreira TAE no âmbito do IFRO, promovendo um espaço de formação, escuta ativa e construção coletiva
MPRO promove conscientização sobre violência doméstica
As atividades foram conduzidas pela promotora de Justiça Luciana Maria Rocha Ponte Damasceno, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica
STF assegura orçamento para proteção ambiental em RO
Decisão do STF autoriza créditos para custear ações de combate a queimadas e desmatamento, após manifestação do MPRO sobre omissão legislativa




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook