Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia
A inspeção ocorreu na nova ala de neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Wilber Coimbra, esteve nesta sexta-feira (4/7) no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, para inspecionar diversos ambientes que foram totalmente revitalizados após fiscalizações e determinações do Tribunal.
A inspeção ocorreu na nova ala de neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade. Todos os ambientes foram reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO. O centro obstétrico, atualmente em fase final de reforma, também é resultado das fiscalizações conduzidas pelo Tribunal de Contas.
Durante a visita, o presidente percorreu toda a unidade hospitalar, conversou com pacientes, profissionais da saúde e ouviu relatos de quem sentiu, na prática, a diferença proporcionada pelas melhorias.
“Realmente, não temos do que reclamar”, disse Carmem Lopes, que acompanhava um familiar. “A transformação é visível”, completou.
Nos novos ambientes, o forro foi substituído, as paredes receberam nova pintura, as portas foram trocadas e os banheiros, completamente reformados. As instalações elétricas e hidráulicas também foram modernizadas. Uma reforma completa.
Maria das Graças, paciente da unidade, fez questão de destacar a importância da presença ativa do TCE-RO. “É muito importante que o Tribunal fiscalize não só as reformas, mas outras situações também dentro do hospital”, sugeriu.
O presidente Wilber Coimbra esteve acompanhado do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Miguidônio Loiola Neto; do secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha; de gestores da unidade e da equipe de auditoria do Tribunal.
“A gestão estadual compreendeu a mensagem do Tribunal de Contas, que não está apenas para fiscalizar, mas para contribuir com soluções. É gratificante ver a satisfação das pessoas com o ambiente, os banheiros, a organização. É o povo que paga por esse serviço e que merece ter de volta um atendimento digno, especialmente os que mais precisam”, afirmou Wilber.
REFORMAS ATENDEM RECOMENDAÇÕES DO TCE
A revitalização das alas e ambientes do Hospital de Base integra um acompanhamento minucioso realizado pelo TCE-RO, que identificou a necessidade urgente de intervenções estruturais em diversos setores da unidade.
Desde então, o Tribunal estabeleceu prazos em diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e passou a monitorar, diariamente, o andamento das obras, com apoio de engenheiros e técnicos especializados.
“Estamos felizes. Saúde não se faz sozinho. Quando instituições sérias trabalham juntas, os resultados aparecem: ambiente adequado para a população e servidores, com os serviços funcionando”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha.
ATUAÇÃO CONJUNTA FORTALECE POLÍTICAS PÚBLICAS
O procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, destacou o papel da atuação integrada entre os órgãos de controle e a gestão estadual para dar efetividade às políticas públicas: “Saio daqui com uma percepção muito positiva. Ver essa melhoria na estrutura do hospital reforça que estamos no caminho certo: transformando fiscalização em resultado”.
COMPROMISSO CONTÍNUO
O Tribunal de Contas seguirá acompanhando de forma permanente as reformas no Hospital de Base. O monitoramento técnico continuará, com foco na boa execução das obras e na entrega de um serviço público mais efetivo, humano e digno à população.
Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego
Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
O Brasil pertence aos ricos
Por isso, não se permite uma educação de qualidade para os pobres. Libertá-los para quê?
Em Rondônia os eventos climáticos destroem casas e distanciam crianças das escolas
Um quarto da população em risco na região tem menos de 14 anos.As crianças são vulneráveis às mudanças climáticas não apenas pelos desastres em si, mas pelas consequências ao desenvolvimento infantil na Amazônia




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook