Covid-19: número de pessoas presas infectadas dobrou nos últimos 90 dias

Os dados são de acompanhamento feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ)

Marília Mundim Agência CNJ de Notícias
Publicada em 25 de novembro de 2020 às 15:41
Covid-19: número de pessoas presas infectadas dobrou nos últimos 90 dias

Foto: Luiz Silveira/ Agência CNJ.

O número de casos de coronavírus no sistema carcerário subiu 101,2% nos últimos três meses. Já são 38.387 registros de Covid-19 entre pessoas presas e 11.992 entre servidores desses estabelecimentos, com 213 óbitos no total. No sistema socioeducativo, a doença já atingiu 1.085 adolescentes e 3.792 trabalhadores dessas unidades, com o registro de 24 mortes. Apenas na última semana, foram registrados 993 novos casos de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade e 252 entre servidores. No caso do sistema socioeducativo, foram 91 novos casos entre servidores, e 51 entre adolescentes no período. 

Os dados são de acompanhamento feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ). Publicado semanalmente, o levantamento é o único em escala nacional com informações sobre contágios e óbitos também entre servidores e sobre a situação da pandemia no sistema socioeducativo. 

A cada edição, o boletim traz um ponto analítico acerca do contexto da pandemia e, nesta semana, reforça a necessidade de atenção aos sinais de novo crescimento de casos de Covid-19 tanto na população em geral quanto na que está no sistema prisional. “Esse quadro, que sugere novo recrudescimento, exige que se redobre os alertas e cuidados relativos às práticas preventivas nos estabelecimentos prisionais e socioeducativos, como medida urgente de redução dos danos que podem voltar a assolar com mais força o sistema”, aponta o documento. 

Acesse aqui o boletim de contaminações e óbitos 

Também foram atualizados nesta quarta-feira (25) dados relativos ao acompanhamento feito pelos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) de tribunais de Justiça nos estados. 

As 27 unidades da federação têm encaminhado informações sobre recursos disponíveis para o enfrentamento à Covid-19 em estabelecimentos prisionais – como equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação, fornecimento de água e material de higiene e limpeza, além de medicamentos e equipes de saúde. No caso do sistema socioeducativo, há dados disponibilizados por 26 estados. 

Alguns tribunais regionais federais também têm informado valores referentes à destinação de penas pecuniárias para o enfrentamento à pandemia e sobre a oferta de EPIs em penitenciárias federais – como em Catanduvas/PR, Campo Grande/MS e no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, no Rio de Janeiro. 

Confira aqui o boletim de monitoramento dos GMFs 

Os GMFs informam que foram realizados 149.345 testes para a Covid-19 em pessoas presas e 53.271 exames entre servidores – além de outros 13.829 testes realizados em unidades do estado do Ceará, que não distinguiu a que segmento os testes foram destinados.  

Quanto a estabelecimentos da esfera federal, na Penitenciária Federal de Catanduvas, foram realizados 51 exames em pessoas privadas de liberdade e 36 em servidores. Na Penitenciária Federal de Campo Grande, foram 51 testes em pessoas presas e 241 em trabalhadores dessas unidades.

Já no sistema socioeducativo, houve testagem de 9.854 adolescentes privados de liberdade e de 19.562 servidores, em 23 estados.

Ainda de acordo com o monitoramento dos GMFs, 22 unidades federativas informaram atividades realizadas por seus comitês de acompanhamento e combate à propagação da doença. Quanto à destinação de verbas de penas pecuniárias para o combate à pandemia, 25 estados comunicaram que estão adotando a medida, com um montante que totaliza R$ 80,2 milhões. 

Monitoramento 

O boletim semanal do CNJ sobre contágios e óbitos por Covid-19 é publicado às quartas-feiras a partir de dados dos poderes públicos locais e ocorrências informadas ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

O levantamento e a sistematização de informações sobre Covid-19 em estabelecimentos penais e no sistema socioeducativo é uma iniciativa do programa Fazendo Justiça, realizado pelo DMF/CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco na superação de desafios estruturais dos sistemas de privação de liberdade no país.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Acordo prorroga banco de pareceres técnicos em Saúde
CNJ

Acordo prorroga banco de pareceres técnicos em Saúde

Ao assinar a prorrogação do acordo, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, destacou a importância de disponibilizar informações qualificadas para embasamento das decisões dos magistrados em causas relacionadas à atenção à saúde