Dário Saadi, o médico que quer ser prefeito de Campinas

Dário Saadi transformou a gestão do Mario Gatti, entrou para a política e, agora, mira a prefeitura.

Assessoria
Publicada em 22 de outubro de 2020 às 14:42
Dário Saadi, o médico que quer ser prefeito de Campinas

Quem é Dário Saadi

Médico, gestor e ficha limpa, Dário Saadi está há mais de 25 anos no serviço público. Durante esse tempo, foi vereador por quatro mandatos, quando aprovou mais de 100 leis. Algumas delas viraram referência nacional, como o Índice de Qualidade do Atendimento à Saúde Pública, o IQS, que reduziu a mortalidade infantil a uma das menores do país. Como secretário de Esportes e Lazer do município, o médico quintuplicou o número de eventos esportivos em Campinas.

Tudo isso foi feito sem que o médico abandonasse seus pacientes. Ele continuou atendendo em seu consultório e também pelo SUS. "Sou médico 24 horas e estou sempre pronto para as urgências", diz Dário Saadi, candidato a prefeito de Campinas pelo Republicanos.

Nascido em Pedregulho, no interior de São Paulo, Dário Saadi chegou em Campinas em 1982 para estudar medicina. Seu amor pela cidade foi imediato. Ele concluiu os estudos na PUC-Campinas, construiu sua família na cidade, especializou-se em Urologia e fez residência no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti.

Presidente do hospital municipal Mário Gatti

“Passei no concurso de médico do Mário Gatti. Foi uma das maiores experiências da minha vida”, diz o candidato a prefeito de Campinas. Dário Saadi foi presidente do hospital municipal por dois anos, em 1993 e em 1994. Durante esse período, a rede pública de saúde se transformou. Foram criadas melhores condições de trabalho com o credenciamento do serviço de residência médica do hospital junto ao Ministério da Educação. 

No Mário Gatti, Dário também criou a unidade de internação para pacientes com HIV (Aids) e implantou o serviço de cirurgia pediátrica que hoje é referência para todo o interior do Estado de São Paulo. "Como presidente do Mário Gatti, pude compreender que para transformar o serviço público é preciso viver o cotidiano dos servidores", conta Dário Saadi. 

Dário Saadi foi eleito vereador em Campinas quatro vezes e ocupou o posto de presidente da Câmara Municipal entre 2005 a 2006. Como vereador, Dário aprovou que colocaram Campinas no patamar de cidade líder em gestão ambiental entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. É de Dário Saadi a criação do Índice de Desenvolvimento Ambiental, que estabeleceu 39 indicadores para medir e preservar áreas verdes, poluição do ar e outros fatores.

Entre 2015 e abril de 2020, Dário Saadi esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas. Em cinco anos, realizou mais de 500 eventos, cinco vezes mais o que havia antes em Campinas. "Fizemos a primeira maratona da cidade, recuperamos mais de 8.000 metros quadrados de instalações esportivas em Campinas e promovemos uma integração muito importante da cidade com os moradores", conta.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook