De famosos a pratos típicos: 5 curiosidades sobre Rondônia

Os rondonienses são os mais diversificados do brasil, com migrantes de todas as regiões do país e ainda pessoas de fora do país

Assessoria
Publicada em 21 de fevereiro de 2019 às 14:11
De famosos a pratos típicos: 5 curiosidades sobre Rondônia

Rondônia, a nossa terra aqui no norte tem muita história para contar! Segundo o IBGE, são 1 milhão 787 mil 279 habitantes em uma pesquisa realizada em 2016, colocando-o como o terceiro estado mais habitado da região norte, atrás apenas do Pará e Amazonas.

Além disso, os rondonienses são os mais diversificados do brasil, com migrantes de todas as regiões do país e ainda pessoas de fora do país. Entre os maiores destaques nesse segmento estão os paranaenses, paulistas, mineiros e gaúchos que, em geral, se fixam em Porto Velho, capital do estado.

Também é chamado por muitos como um local de “grande sorte”, já que o estado já deu seis prêmios da Mega Sena e, todos eles, realizados em apenas uma aposta. O valor mais alto saiu no dia 5 de dezembro de 1998, com 33 milhões e 597 mil reais.  Que tal tentar a sorte e apostar na Mega Sena Online?

Pensando nisso, decidimos selecionar cinco curiosidades bem interessantes sobre o estado de Rondônia!

1 - Famosos que nasceram em Rondônia

Diego Borges (Ator): Formado em Artes Cênicas Pela Universidade de Brasília, Diego Borges nasceu em Cerejeiras e já ganhou o prêmio SESC de Teatro Candango como Melhor Ator pela peça teatral Não Alimente os Bichos. Participou de alguns filmes nacionais como Pobre é quem não tem Jipe e A noite por testemunha.

Vanessa Pietro (Atriz): Nasceu no interior do estado, em Ji-Paraná, e acabou se formando em Escola de Arte Dramática pela Universidade de São Paulo e em cinema pela Universidade Federal de São Carlos. Teve atuações na novela Cristal do SBT, depois migrou para a Rede Globo onde fez o Sítio do Pica-Pau Amarelo e a novela Pé na Jaca. É famosa também por suas peças teatrais do Shakeaspeare.

Alex Ferrari (Musicista): Nasceu em Ariquemes e ficou nacionalmente conhecido pela música Bara Bará Bere Berê. Apesar de ser cantor, ele ficou mais famoso por suas composições, incluindo Gatinha Assanhada de Gustavo Lima, e Sinto Falta Dela de Carlos & Jader.

Cabuçu Borges (Artista e Político): Luiz Gionilson Pinheiro Borges, mais conhecido pelo seu nome artístico, começou a carreira como humorista em 1992 junto com o já falecido Pádua Borges, que era seu primo. Nessa época lançaram CDs, fizeram programas de TV e ficaram populares, em especial pela região norte. Eventualmente, em 2014 foi eleito Deputado Federal pelo PMDB no Amapá, conseguindo 18.079 votos.

2 - Etimologia da Palavra

Originalmente o local onde hoje é conhecido como Rondônia era chamado de Território de Guaporé, sendo chamado assim até o dia 17 de fevereiro de 1956. A razão para este nome era o Rio Guaporé, que fica na fronteira do Brasil com a Bolívia, sendo uma palavra tupi em que “Gua” significa campo e “poré” é catarata.

Quando o lugar teve seu status elevado para uma Unidade Federativa em 1982, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao Marechal Rondon, que foi um militar que explorou a região.

3 - Porto Velho

A capital do estado foi povoada de modo espontâneo a partir de 1907. Isso ocorreu pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, feito pela empresa norte-americana Railway Company.

Por essa razão, a população de Porto Velho tem muitos imigrantes, sendo que cerca de 40% dos habitantes da região, nos dias de hoje, não nasceram lá.

 Além disso, a menor temperatura já registrada por lá foi em julho de 1875, em que o inverno chegou a 7,4º C, enquanto a maior foi no verão de 1969 aos 40,9ºC.

4 - Culinária

Como o estado possui muitos imigrantes, a culinária é muito diversa e possui muitas misturas. Como o local possui muitos rios, os peixes e diversos tipos de frutos do mar são muito utilizados e, entre os pratos mais típicos de Rondônia estão:

Tacacá: uma mistura de ingredientes que incluem camarão, goma de mandioca e folhas de jambú.

Caldeirada: Presente não só em Rondônia, mas também em muitos lugares do norte do país, ele é um prato bem temperado cheio de peixes, em especial o tambaqui e o tucunaré.

Torta de Cupuaçu: o cupuaçu é uma fruta muito típica da região e, por ser semelhante ao cacau, a torta de cupuaçu é uma das mais procuradas para fazer bombons e receitas em geral.

5 - Curiosidades gerais

●     Entre os anos 60 e 80, Rondônia era considerado o “eldorado brasileiro”, atraindo milhares de imigrantes e aumentando a população local em nove vezes;

●     Também é o estado que mais produz uvas na região Norte;

●     É o maior exportador de carne bovina do Brasil e um dos maiores do mundo, exportando 12 milhões de cabeças para 35 países;

●     29 de julho é comemorado o dia de São Pedro, que ´o padroeiro dos pescadores;

●     Há um campeonato de automobilismo local chamado Corrida Nacional de Jericos Motorizados, com carros feitos de sucata.

Comentários

  • 1
    image
    fenando 07/06/2023

    MUITO FANTAS TICO MUE ZANORES

  • 2
    image
    Costa 23/01/2023

    Eu nasci em rondonia e desde então vivo aqui, e sinceramente eu não concordo com isso que foi postado. Aqui não temos praia, não temos frutos do mar a não ser os importados de outros estados (normalmente congelados). E tacacá até tem nas cidades grandes, como por exemplo a capital, mas, Eu mesmo com 27 anos nunca nem comi tacaca, nunca nem vi tbm. E não é um prato criado e tipico daqui do estado de rondonia.

  • 3
    image
    Pedro Paulo Almodovar 25/02/2019

    Talvez fosse interessante rever uma questão: Considerar Rondônia como o maior estado brasileiro exportador de carne bovina, talvez seja um ligeiro exagero. Gostaria que fosse verdade. Mas as estatísticas nos mantém em 4º lugar.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook