Democracia em perigo

Para tentar se livrar da roubalheira e da corrupção do PT e de suas quadrilhas, o eleitor brasileiro optou por conduzir ao poder maior da nação um grupo de políticos inexperientes e acusados de ter um viés fascista e antidemocrático.

Professor Nazareno*
Publicada em 12 de fevereiro de 2020 às 09:02
Democracia em perigo

Sir Winston Churchill teria dito que a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras formas.Ou seja, sem democracia não se consegue governar um povo de forma correta, coerente e justa. No Brasil, o nosso regime democrático é muito jovem se comparado a outros países civilizados do mundo. Temos hoje somente 35 anos de democracia, conquistada “há pouco tempo e a muito custo”. Só que nos 520 anos de História do nosso país, esse é o maior período ininterrupto com este regime. Desde 1985 com a saída espontânea do regime militar e o fim de 21 anos de arbítrio com torturas, perseguições, assassinatos e eleições indiretas, que vivemos ares demaior participação popular nas decisões governamentais. Mas a nossa jovem democracia corre perigo. Com a vitória da extrema-direita em 2018 com Jair Bolsonaro, tempos bicudos se anunciam.

Para tentar se livrar da roubalheira e da corrupção do PT e de suas quadrilhas, o eleitor brasileiro optou por conduzir ao poder maior da nação um grupo de políticos inexperientes e acusados de ter um viés fascista e antidemocrático. Jair Bolsonaro foi eleito com 57 milhões de votos mesmo não escondendo de ninguém a sua admiração por torturadores e por golpistas. Suas declarações absurdas e atemporais, antes e depois das eleições, apontavam e ainda apontam para um regime de exceção. Mas a nossa democracia tem resistido e demonstrado que grande parte da população brasileira não aceita regimes antidemocráticos e de exceção. Os três filhos do presidente assim como alguns dos seus mais fieis seguidores têm demonstrado em declarações que “o ideal” para o Brasil e para os brasileiros de um modo geral seria a volta dos anos de chumbo.

Tanto um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como o Ministro da Economia Paulo Guedes já se referiram ao temível AI-5 como uma forma “viável” e também “possível” de se governar o país. Em Rondônia, ainda em 2017, o atual prefeito Thiago Flores de Ariquemes e mais sete vereadores da cidade tentaram iniciar a volta da censura ao propor rasgar páginas de livros escolares que continham ideologia de gênero. Agora, com a história muito mal contada da “lista de livros proibidos pela Seduc/RO” o tema da censura, do obscurantismo e do índex volta a rondar a nossa frágil democracia. Neste caso, ainda não se sabe quem está falando a verdade. Porém, as respostas a todas estas iniciativas monstruosas foram pontuais. Os fascistas recuaram e por enquanto nossa frágil democracia resiste e continua existindo.

Tanto no Brasil como em Rondônia, “a cadela do fascismo continua no cio” à espera de dar o bote. Se a sociedade titubear, se os defensores da democracia não estiverem atentos, o tempo pode fechar e a volta à “longa noite de terror” será apenas uma questão de dias ou meses.“Infelizmente esses talvez não sejam episódios isolados de ataques à democracia e à nossa sociedade. Já se vê isso desde o primeiro dia do governo Bolsonaro. E em todos os Estados e cidades governados por essa gente não é diferente. Paulo Freire, educador de renome internacional, virou algoz dos atuais governantes. A cultura do país foi demonizada. Autores e atores viraram inimigos da nação! Não há ninguém fora do círculo governamental que valha alguma coisa, que seja valorizado. Como nas mais cruéis e sanguinárias ditaduras, foram todos linchados e elevados a inimigos do Estado”. O ovo da serpente está para eclodir. Alerta, portanto!

*Foi Professor em Porto Velho.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 13/02/2020

    VOCE JÁ TENTOU FALAR MAL DO PT PARA UM PETISTA? NÃO EXISTE RAÇA MAIS DITADORA E FACISTA, POIS O QUE DEVE PREDOMINAR SÃO A SUAS IDEIAS E LULA COM SEUS IDEAIS. O QUE É FACISMO: "É um movimento político e filosófico ou regime, que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador." ORA BOLAS, QUEM ADORAVA HUGO CHAVES DA VENEZUELA, E ADORAVA MAIS AINDA FIDEL CASTRO, E MAIS AINDA OS PRESIDENTES FACISTAS DE VARIOS PAISES DE DITADORES/FACISTAS AFRICANOS, INCLUSIVE BENEFICIADOS COM O NOSSO POBRE DINHEIRO DO BNDES, DIGA-SE DE PASSAGEM NUNCA MAIS VEREMOS DE VOLTA. LULA TRATOU O POVO, EM SEU GOVERNO DE 8 ANOS, COMO OS ROMANOS DA ROMA ANTIGA COM PÃO E CIRCO . ESSA SEMPRE FOI A TATICA DOS DITADORES E FACISTAS PARA SE MANTER NO PODER. TODOS DINHAM DIREITO MAS QUE ERA PETISTA TINHA MAIS DIREITOS QUE OS OUTROS E, COMO TODO BOM DITADOR ASSALTOU SEM PIEDADE OS COFRES DO GOVERNO EM TODAS A ÁREAS. ESSA É UMA VERDADE QUE NENHUM PETISTA ACEITA. MAS PENSE UM POUCO. POR QUE ESTAMOS PASSANDO POR ESSA SITUAÇÃO FINANCEIRA. DE 12 MILHOES DE DESEMPREGADOS, MAIS DE 11 MILHOES FOI O PT QUE DEIXOU PARA O BRASIL, NÃO FOI O TEMER NEM O BOLSONARO. O FILME MENTIROSO QUE IA GANHAR UM "OSCAR" DEVIA SE CHAMAR PT EM VERTIGEM OU MESMO LULA EM VERTIGEM, POIS A VERDADE CHEGOU. NÃO ESQUEÇAMOS QUE JÁ ESTAMOS A MAIS DE UM ANO COM ESSE NOVO GOVERNO E NÃO HOUVE ATRÉ AGORA NENHUM ASSALTO AOS COFRE PÚBLICOS. OUTRA COIS É O FATO QUE 2018NO SEGUNDO TURNO SÓ TINHAMOS 2 OPÇÕES , UMA RUIM E OUTRA PIOR. O POVO EM SUA SOBERANA INTELIGENCIA OPTOU PELA RUIM, PPOIS A PIOR SERIA MUITO PIOR.

  • 2
    image
    Bento Arruda 13/02/2020

    QUEM ASSISTIU O FILME/DOCUMENTARIO/PROPAGANDA POLITICO-PARTIDARIA, ESTRANHOU O NOME DO FILME. UM FILME MAL PRODUZIDO E TENDENCIOSO. ALIAS, TUDO QUE PETISTAS FAZEM É ASSIM, CHAMAM DE FACISTA O ATUAL PRESIDENTE, MAS NA REALIDADE FACISMO ERA O QUE O LULA QUERIA IMPLANTAR NO BRASIL E QUASE CONSEGUIU. AFINAL DAS CONTAS O QUE É FACISMO : "É UM MOVIMENTO POLITICO E FILOSOFICO OU REGIME, QUE FAZ PREVALECER OS CONCEITOS DE NAÇÃO E RAÇA SOBRE OS VALORES INDIVIDUAIS DE NAÇÃO E RAÇA SOBRE OS VALORES INDIVIDUAIS E QUE É REPRESENTADO POR UM GOVERNO AUTOCRATICO, CENTRALIZADO NA FIGURA DE UM DITADOR." EXISTIU NO BRASIL ALGO MUITO PARECIDO COM ISSO, A DILMA QUERIA VENEZUELAR O BRASIL O LULA QUERIA FAZER DO BRASIL O MESMO QUE CHAVES E FIDEL CASTRO FIZERAM. O QUE É MAIS FACISTA QUE ISSO? ATÉ HOJE OS PETISTAS VIVEM ESSA IDEIA POIS ELE SÓ TEM UM GRANDE LIDER /DITADOR CHAMADO LULA. VOCES JA TENTARAM DISCUTIR E CONTRARIAR UM PETISTA EM SUAS MIRABOLANTES IDEIAS E IDEAIS? JÁ TENTARAM FALAR MAL DO LULA PRA UM PETISTA? É ASSIM TAMBÉM NA VENEZUELA E EM CUBA E NOS VARIOS PAISES AFRICANOS, ALTAMENTE FACISTAS EQUE LULA QUANDO PRESIDENTE APOIAVA COM O NOSSO DINHEIRO, QUE NUNCA MAIS DEVERÁ SER DEVOLVIDO.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Resenha Política, por Robson Oliveira

Resenha Política, por Robson Oliveira

As versões dadas pelo governador coronel Marcos Rocha e pelo seu Secretário de Educação Suamy Vivecananda, em face à censura dos livros clássicos da literatura brasileira, são tão absurdas quanto o ato da violência em mandar recolher as obras