Deputado Lucio Mosquini é relator de proposta que prioriza produção da agricultura familiar na compra de alimentos pelo SUS

Para Mosquini, a proposta é especialmente relevante e urgente no contexto atual de pandemia de Covid-19, que provocou "drástica redução na renda de milhões de famílias do campo, tornando-as ainda mais vulneráveis"

Agência Câmara de Notícias
Publicada em 27 de maio de 2021 às 17:59
Deputado Lucio Mosquini é relator de proposta que prioriza produção da agricultura familiar na compra de alimentos pelo SUS

O deputado federal Lucio Mosquini,. Vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, participou de uma sessão na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (26),  onde foi aprovado o Projeto de Lei 3663/20, o qual determina que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como postos e hospitais, priorizem a compra direta de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas, observados preços compatíveis com os de mercado.

O Congressista foi o relator do PL cujo texto é de autoria da deputada Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), que altera a Lei Orgânica da Saúde. Conforme o projeto, o poder público apoiará a produção e a regularização sanitária dos gêneros alimentícios adquiridos.

Regulamentação posterior poderá estabelecer percentuais mínimos de aquisição dos produtos.

Em seu parecer, o relator deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) disse que os pescadores artesanais e demais agricultores familiares formam um segmento social especialmente desfavorecido e que precisa de todo o apoio possível para prosperar de forma sustentável no meio rural.

Para Mosquini, a proposta é especialmente relevante e urgente no contexto atual de pandemia de Covid-19, que provocou "drástica redução na renda de milhões de famílias do campo, tornando-as ainda mais vulneráveis".

O Parlamentar destaca que a medida complementa outras ações bem-sucedidas que promovem a aquisição de alimentos da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Tramitação

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook