Detran Rondônia formou 240 Agentes de Trânsito Mirim

O projeto foi premiado pelo Ministério de Infraestrutura em Brasília (DF) no mês de agosto deste ano por boas práticas de ações de trânsito

Eleni Caetano Fotos: Moacyr Bastos/Hagnes Chediak
Publicada em 21 de outubro de 2019 às 15:23
Detran Rondônia formou 240 Agentes de Trânsito Mirim

Diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira destacou a importância de se investir na educação das crianças pensando no condutor do futuro

Foi uma verdadeira festa a formatura de 240 Agentes de Trânsito Mirim – Ação Mini Multa – realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia na sexta-feira (18), em Alta Floresta do Oeste.  O projeto Agente de Trânsito Mirim é desenvolvido nas escolas do Estado com o objetivo de orientar e conscientizar crianças, de até 12 anos, para se tornarem multiplicadoras junto aos familiares.

O projeto foi premiado pelo Ministério de Infraestrutura em Brasília (DF) no mês de agosto deste ano por boas práticas de ações de trânsito.

A diretora adjunta do Detran, a sargento PM Benedita Oliveira, esteve presente durante o evento e destacou a importância do desenvolvimento do projeto nas escolas. “A criança que tem esse tipo de orientação com certeza se tornará um cidadão consciente no trânsito. Sem falar que irá corrigir, quando por ventura, os pais, os tios, enfim os familiares, cometerem alguma irregularidade no trânsito. Isso fará o adulto refletir e mudar o comportamento”.

Formaram 190 alunos de até 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tancredo de Almeida Neves e 50 da Polícia Mirim. Os alunos tiveram três meses de aulas teóricas e práticas com professores, funcionários do Detran e instrutores de Centro de Formação de Condutores (CFCs).

Diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga ressaltou que o projeto Mini Multa foi premiado a nível de Brasil em ações de “Boas Práticas” de Educação de Trânsito

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga, também falou sobre a importância de investir na educação das crianças, “pois as crianças estão em formação e vão crescer conscientes sobre a importância de se respeitar a legislação de trânsito e que não se deve furar o sinal vermelho, que os pedestres e ciclistas sempre têm preferencia no trânsito, pois são a parte mais frágil na via, e assim por diante”.

O diretor também falou que o Detran foi destaque no IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito, que foi realizado no Ministério de Infraestrutura em Brasília (DF), no mês de agosto, ficando entre os seis melhores Detrans do país em boas práticas de educação de trânsito.

O concurso foi realizado pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e o Detran Rondônia venceu com dois projetos, o projeto Agente de Trânsito Mirim, desenvolvido nas escolas onde aprendem as regras básicas de trânsito, recebem a carteirinha de agente de trânsito mirim e um bloco de mini multa para autuar os pais e responsáveis quando cometerem irregularidades no trânsito.

“O resultado é muito positivo, os próprios pais afirmam que são chamados à atenção pelos filhos (agentes mirins), quando cometem alguma irregularidade no trânsito”, afirmou coronel Gonzaga.

OUTRAS PAUTAS

Após o termino da formatura, a diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, e o assessor Moacyr Bastos Ribeiro Filho, juntamente com o prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges da Silva, foram conhecer o terreno doado pela prefeitura para a construção da nova sede da Ciretran. Eles também fizeram visita técnica nas Ciretrans de Jaru, Ouro Preto e participaram da campanha Outubro Rosa da Ciretran de Rolim de Moura.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook