Dia do Patrimônio Histórico e Cultural - Vinicius Miguel se pronuncia sobre políticas para o tema

Quando se fala em Patrimônio histórico – e cultural – devemos pensar em como inseri-lo na Educação que nossos jovens recebem

Vinicius Miguel
Publicada em 17 de agosto de 2022 às 12:50
Dia do Patrimônio Histórico e Cultural - Vinicius Miguel se pronuncia sobre políticas para o tema

Hoje é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. Nem é necessário dizer como o Patrimônio de nosso estado é rico e diverso: desde o Forte Príncipe da Beira, passando pela rica memória de nossa Madeira-Mamoré, até monumentos já incorporados à nossa identidade, como as 3 Caixas D’Água, símbolo de nossa capital. Temos nós, rondonienses, um rico patrimônio também imaterial: nossa história passa por nossas festas, festivais, culinária. Nossa memória é diversa e preciosa: é herança de migrantes, barbadianos, indígenas e de gente que resolveu ter suas raízes em nosso estado, contribuindo com seu crescimento e desenvolvimento.

Um representante de Rondônia na Câmara não deve apenas lutar pela preservação desse rico patrimônio. Isso deve ser feito não apenas por políticos mas por cada cidadã e cidadão, em seu dia a dia. Afinal, nossa história é o legado das pessoas que passaram por aqui antes de nós, e é nosso legado para as gerações que se seguirão à nossa. Aos políticos cabe lutar por recursos para essa preservação, mas também por políticas públicas pensadas a partir desse rico patrimônio. 

Quando se fala em Patrimônio histórico – e cultural – devemos pensar em como inseri-lo na Educação que nossos jovens recebem. De que forma esse legado pode ser passado a estudantes de nossas escolas de modo não apenas a preserva-los mas, também, de modo a criarmos pessoas mais responsáveis e comprometidas? Olhando para trás, de onde viemos, sabemos onde queremos chegar, nos inspiramos a agir e aprendemos com erros e acertos cometidos. Mas não só isso.

Patrimônio também é algo que faz girar a roda da economia, a partir de ações como turismo, por exemplo. Sim, há todo um ciclo de desenvolvimento possível a partir de nossa história, que envolve hotelaria, transporte, guias profissionais, restaurantes com nossa rica culinária. Indiretamente, isso demanda estrutura e qualificação. Rondônia encontra-se em uma posição estratégica no Brasil e na América do Sul, rica de atrações para turistas e empresários investirem no turismo, gerando empregos, qualificação profissional, desenvolvendo nossa educação e visibilizando, ainda mais, nossa rica cultura. 

Como nosso representante na Câmara dos Deputados, meu compromisso é não apenas com a história de nosso estado, mas com também com seu futuro.


Vinicius Miguel está candidato ao cargo de Deputado Federal.

É doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal de Rondônia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook