Dicas para cuidar de um recém-nascido e ainda ter tempo para si

É importante criar uma rotina e se planejar, mas não deixe com que a cobrança excessiva estrague um momento tão importante como a chegada de um bebê

Tudorondonia
Publicada em 27 de agosto de 2019 às 11:32
Dicas para cuidar de um recém-nascido e ainda ter tempo para si

Foto: freepik

A chegada de um bebê muda tudo, seja para mães biológicas ou para mães adotivas. O fato de ter um recém-nascido em casa altera a rotina e reduz drasticamente o tempo para o autocuidado.

Neste período, é importante que exista uma rede de apoio que possa ajudar nos cuidados com a criança e também permita que os pais tenham tempo para realizar outras tarefas essenciais.

Separamos aqui algumas dicas para que o dia a dia com um recém-nascido funcione melhor. Elas podem ajudar, mas lembre-se de não se cobrar demais, nem tudo precisa acontecer como previsto e isso é normal. Confira:

Planeje seu dia

Com certeza é difícil, mas você pode tentar criar uma agenda, em papel ou online, que divida seus horários e o que fazer em cada um deles. Nem sempre o recém-nascido vai permitir, mas quando ele dormir, ter anotado o que você precisa fazer naquele período pode te dar um norte e ser útil.

Anote tudo. Desde “responder uma mensagem” até “tomar um banho”. Isso também ajuda a tirar aquela preocupação da sua cabeça, pois você não irá esquecer a tarefa.

Crie uma rotina para a criança

A rotina é uma ferramenta indispensável para a criança e também para os pais. Certamente nos primeiros dias de vida é complicado, mas aos poucos, vá estabelecendo horários para colocá-lo na cama, diminuir a luz, horários para ele estar em locais mais movimentados.

Banhos de sol e passeios sempre na mesma hora. Ele vai se acostumando e você saberá mais precisamente quando estará com tempo livre para os rituais de autocuidado.

Peça ajuda

Seguindo as dicas anteriores, com tudo anotado e programado é mais fácil pedir ajuda. Você pode consultar suas pendências e abrir mão de algumas, bem como delegar tarefas a outras pessoas. Na sua lista está “ir ao mercado”? Outra pessoa pode te ajudar nisso? Abra mão e passe a empreitada para ela. Isso te ajudará bastante.

Aproveite as sonecas do bebê

Recém-nascidos dormem bastante e isso pode ser usado a seu favor. Uma babá eletrônica de qualidade será sua melhor amiga no período. Posicione o aparelho no berço da criança e deixe que ele descanse enquanto você toma um banho, lê um livro, faz a unha, come ou simplesmente descansa também. Tudo isso sem tirar “os olhos” do bebê.

Serviços a domicílio

Busque indicações de conhecidos ou faça uma pesquisa na internet e encontre pessoas que ofereçam serviços a domicílio. Manicure, cozinheira, faxineira, passadeira, aplicativos de delivery de comida e, caso tenha animais de estimação, utilize o serviço de táxi dog para manter seu pet sempre limpo.

O importante é ter comodidade nesse período complicado. Aproveite os benefícios da modernidade!

Utilize bolsas “canguru”

Crianças pequenas não precisam de tanto entretenimento, então, quando for recém-nascido, mesmo acordado, você pode colocá-lo junto ao seu corpo em uma bolsa “canguru” e realizar algumas tarefas, pois seus braços estarão livres.

Além disso, carregar o bebê perto do corpo ajuda a aliviar as cólicas e previne a plagiocefalia, ou “cabeça achatada”, pois a criança não fica deitado na mesma posição por muito tempo.

Lembre-se: você vai ler, se planejar e ter sucesso em diversos sentidos, mas não espere a perfeição. A vida com um recém-nascido é uma caixinha de surpresas!

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook