Direita cobra Hugo Motta por anistia e critica desmoralização
Oposição pressiona Hugo Motta após derrota da PEC da Blindagem e cobra compromisso com anistia para proteger Bolsonaro
Hugo Motta cercado por deputados (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Em reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vice-líderes da oposição externaram ao deputado paraibano a insatisfação com os últimos acontecimentos, em especial a derrubada da PEC da Blindagem pelo Senado e a indicação de Paulinho da Força como relator do PL da anistia.
Segundo relatos, os deputados reclamaram da escolha do relator para a matéria que é, hoje, a principal aposta da direita para tentar salvar Jair Bolsonaro da prisão. Sob Paulinho, a tendência é que o texto seja elaborado de forma a reduzir as penas, em vez de perdoar os envolvidos na trama golpista.
Além disso, classificaram como “desmoralização” a repercussão da PEC da Blindagem no Senado, que foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e arquivada, nesta quarta-feira, pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Para esses deputados, a Câmara se expôs ao aprovar a matéria politicamente indigesta, embora Hugo Motta tenha dito reservadamente que havia o compromisso de Alcolumbre em defender a PEC.
Os deputados, ainda assim, garantem que, se o tema voltasse a ser discutido, votariam “mil vezes sim”. A insistência em defender a matéria se dá em um movimento anti-Supremo, uma vez que, para a direita, a proposta tem como objetivo proteger os parlamentares dos supostos excessos da Corte.
Rachel Vargas
Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais, função que também exerce na Ágora Advocacy.
139 artigos
Motim de agosto altera cenário da direita e enfraquece fascismo
“A extrema direita se abateu com os efeitos do levante que afrontou o Congresso, Hugo Motta e os brasileiros”, escreve Moisés Mendes
Pesquisa Ipespe pressiona Tarcísio sobre 2026
'Aliados do governador de SP já admitem que a reeleição no estado pode ser uma opção mais segura do que se aventurar no Planalto', escreve Esmael Morais
TSE reverte cassação de ex-vereador de Rolim de Moura
Para tanto, primeiro deu provimento ao recurso de agravo protocolado por advogados de Brasília, que visava destrancar o recurso especial retido pelo TRE




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook