Eleições e Fake News: Márcio Nogueira aborda desafios e necessidade de regulação durante palestra na Conferência Nacional de Advocacia

Além da advocacia, a conferência reune desembargadores, professores, advogados e especialistas jurídicos

Ascom OAB/RO
Publicada em 29 de novembro de 2023 às 08:39
Eleições e Fake News: Márcio Nogueira aborda desafios e necessidade de regulação durante palestra na Conferência Nacional de Advocacia

Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia, foi um dos painelistas no primeiro dia da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que teve inicio na segunda-feira (27/11), na Expominas, em Belo Horizonte. Mais de 20 mil advogados e advogadas estão presentes. De Rondônia, a comitiva tem mais de 100 integrantes.

Em sua fala, Márcio Nogueira trouxe à discussão a preocupação e os desafios impostos pelas fake news, destacando a relevância, especialmente no contexto das eleições.

O líder da advocacia rondoniense foi incisivo ao apresentar a necessidade uma abordagem regulatória no ambiente democrático, considerando a atual realidade de uma nas redes sociais. A discussão envolveu a análise das fronteiras entre a liberdade de expressão legítima e os abusos, incluindo discursos de ódio que ameaçam ou retiram direitos de grupos ou indivíduos.

“A advocacia, enquanto guardiã dos direitos e valores fundamentais da sociedade, possui a responsabilidade de enfrentar as fakes news. É importante que todos os setores da sociedade, juntamente com a advocacia, desempenhem um papel ativo na promoção de uma comunicação mais ética e responsável”, destacou Márcio Nogueira.

No contexto eleitoral, frisou Márcio, a discussão sobre fake news ganha uma dimensão ainda mais crítica, pois a disseminação de informações falsas pode influenciar negativamente o processo democrático do país, além de fomentar ainda mais os discursos de ódio, que são acompanhados diariamente nas redes sociais.

Além da advocacia, a conferência reune desembargadores, professores, advogados e especialistas jurídicos.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook