Estudantes de Humaitá visitam a usina hidrelétrica Jirau

A turma viajou cerca de 300 km de Humaitá até o empreendimento.

Regina Lopes
Publicada em 11 de julho de 2019 às 09:46
Estudantes de Humaitá visitam a usina hidrelétrica Jirau

Um grupo de 25 alunos do curso de Eletrotécnica, acompanhado por professores e pelo Gerente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), unidade de Humaitá, visitou a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Na oportunidade, os visitantes conheceram as principais estruturas do empreendimento e o processo de operação e geração de energia elétrica, além das ações de desenvolvimento social e ambiental. Localizada a cerca de 120 km de Porto Velho, a UHE Jirau possui capacidade instalada de 3.750 MW e é a 4ª maior hidrelétrica em geração de energia do país.

A visita aconteceu no dia 28 de junho e foi acompanhada pela equipe institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau. Os visitantes tiveram acesso à Casa de Força da Margem Esquerda, fizeram um tour panorâmico pelo Vertedouro Principal e Vertedouro de Troncos e conheceram a Casa de Força da Margem Direita, Sala de Controle, algumas das 50 Unidades Geradoras e a Subestação Isolada a Gás. 

De acordo com Luís Vanderley Nascimento, Gerente Acadêmico do CETAM, “o Centro oferece cursos profissionalizantes gratuitos em três eixos: Cursos Técnicos, Formação Inicial Continuada (FIC) a curto prazo e Oportunidade Digital e Comunidade Digital. O CETAM está instalado desde 2005 em Humaitá e até junho deste ano, já formou aproximadamente 13 mil pessoas”. O gerente do CETAM acrescentou a importância da visita desses alunos a UHE Jirau. “Viemos em busca de informações que possam acrescentar conhecimento aos alunos que estão finalizando o curso Técnico de Eletrotécnica. Foi uma experiência muito importante que gostaríamos de proporcionar aos alunos, para que eles pudessem ver como é o funcionamento de uma hidrelétrica”, apontou Luís Nascimento.

O estudante Franquimar Santos trabalha em uma termoelétrica e contou sobre a experiência de visitar uma hidrelétrica. “Pude conhecer como funciona a hidrelétrica, essa visita faz parte da nossa preparação para o mercado de trabalho e nos enriquece. Foi uma excelente oportunidade, porque sabemos como funciona na teoria, mas viemos conhecer como funciona na prática e essa visita ficará marcada para o resto da minha vida”, destacou Santos.

A visita foi encerrada no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão expostas as peças arqueológicas resgatadas na área de influência da UHE Jirau, durante sua fase de construção. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook