FNE destaca avanço da Lei do Luto Materno e necessidade de preparar profissionais
A perda gestacional é hoje um problema de saúde pública, está associada ao trauma psicológico e à morbilidade materna
A partir desse mês de agosto entra em vigor a Lei 15.139/2025, que institui a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, sancionada em 23 de maio de 2025. A lei tem como objetivo assegurar a humanização do atendimento às mulheres e aos familiares no momento do luto por perda gestacional, por óbito fetal e por óbito neonatal; e ofertar serviços públicos como modo de reduzir potenciais riscos e vulnerabilidades aos envolvidos.
Além disso, ela assegura o acolhimento humanizado, direito à despedida, acompanhamento psicológico, acompanhante no parto, inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS), investigação da causa do óbito e realização de campanhas que auxiliem e orientem sobre o luto.
A perda gestacional é hoje um problema de saúde pública, está associada ao trauma psicológico e à morbilidade materna. Em dados recentes é possível visualizar que o Brasil registrou, entre 2020 e 2023, mais de 172 mil óbitos fetais. Em 2024, foram 22.919 mortes fetais e quase 20 mil óbitos neonatais. Todas as perdas poderão ser reduzidas quando a lei começar a vigorar. Pelo menos é essa a expectativa.
Para FNE, a lei representa um avanço no acolhimento, respeito e dignidade às mulheres e familiares na perda gestacional, no entanto, é preciso pensar no processo estrutural, sobretudo, do ponto de vista profissional. “A iniciativa para a população é ótima, mas é necessário rever o dimensionamento de pessoal e capacitar os profissionais para que estes possam fazer a sua parte com eficiência e qualidade”, pondera Solange Caetano, presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros”.
Governo de RO recebe reconhecimento internacional em ranking de LGPD no Brasil
Com nota máxima no ranking da LGPD Now 2025, Setic de RO se destaca entre as três melhores instituições do Brasil e ganha reconhecimento internacional
Destaques das ações do governo de RO de 28 de julho a 1º de agosto
Confira as ações do governo de Rondônia que foram destaque desta semana
STPMOP aprova envio de relatórios à Promotoria
No parecer é relatado que foi necessário um amplo trabalho de organização da documentação, recuperação de documentos fiscais e alinhamento técnico para regular escrituração contábil




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook