Higiene do gato: saiba tudo para deixá-lo sempre limpinho

A limpeza do seu gatinho também é sinal de saúde

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 23 de setembro de 2021 às 10:26
Higiene do gato: saiba tudo para deixá-lo sempre limpinho

Os gatos são alguns dos pets mais limpinhos e higiênicos que você pode ter, mas isso não quer dizer que você não precise ficar de olho em alguns cuidados. Higienizar a caixa de areia, ficar de olho na escovação dos pelos e lavar bem os potinhos de comida e água dos seus bichanos, por exemplo, é essencial.
Por isso, separamos algumas dicas e nos aprofundamos mais em algumas delas para você manter a higiene do seu gato sempre em dia.

Eles precisam de banho?

Gatos geralmente não precisam de banho, pois estão sempre se limpando, com lambidas demoradas por todo o corpo, removendo os pelos velhos e as sujeiras do dia a dia que podem acabar grudando na pelagem.

Mas podem acontecer algumas situações mais específicas, como o gato se sujar na terra ou derramar algum líquido na cozinha e se ensopar (quem tem gato sabe do que eles são capazes, né?).

Nesses casos, um banho em casa já resolve. Procure usar produtos específicos, como xampus para gatos, e evite utilizar secadores, já que o barulho pode assustá-los. A água morna é ideal para dar banho nos gatos, já que também é mais agradável para o corpo deles.

Escova, escova e escova

Os gatos conseguem remover boa parte dos pelos do seu corpo com as suas lambidinhas cotidianas, mas a escovação também é importante para ajudar a tirar fios mais velhos.

A escovação ajuda gatos com pelagem mais longa a evitarem nós e também previne o surgimento de bolas de pelo, que ficam acumuladas no estômago e podem causar vômitos.

Pensando no bem-estar geral, a escovação ainda ajuda a manter o ambiente mais limpo, evitando o acúmulo de fios por toda a casa, que também podem carregar ovos de pulgas e outras impurezas.

Existem vários acessórios que ajudam a realizar a remoção de pelos; o ideal vai depender do comprimento da pelagem de cada animal.

Para gatos de pelo curto, uma escova de cerdas macias já é o suficiente e você pode fazer a escovação uma vez por semana.

Gatos de pelos médios já possuem uma tendência maior a terem nós; por isso, escovas de aço e com cerdas mais duras são necessárias para a escovação. Duas ou três vezes por semana são o suficiente para manter a higiene do seu gato em dia.

Gatos com pelos mais longos exigem uma escovação mais cuidadosa, com uma rasqueadeira para iniciar a remoção dos pêlos mortos e depois um pente com dentes de metal. Ao encontrar nós, não force e nem puxe os pelos para não machucar o animal. A escovação ideal pode ser feita até três vezes por semana.

A caixa de areia ideal

Como dito anteriormente, gatos são super higiênicos. Isso também se aplica aos momentos em que fazem as suas necessidades. Gatos aprendem a usar caixas de areia com facilidade desde filhotes e sempre cobrem o xixi e as fezes, pois até eles se incomodam com o odor.

Por isso, procure utilizar caixas de areia mais amplas e com uma quantidade razoável de areia e evite modelos fechados, que deixam todo o cheiro dentro da caixa.

O ideal é ter uma caixa de areia para cada gato que você tiver dentro de casa e mais uma extra. Ou seja, para um gato, duas caixas; para dois gatos, três caixas e assim por diante.

As caixas de areia devem ficar em locais mais calmos e sem tanta movimentação, afinal eles também gostam de calma e privacidade na hora de fazer xixi e cocô.

Procure manter a caixa de areia limpa durante o dia, retirando as fezes e a urina cerca de duas vezes por dia.

A limpeza geral da caixa de areia, trocando todo seu conteúdo, deve ser feita uma vez por semana. Faça também a limpeza da caixa de areia com produtos específicos, como desinfetantes especiais para pets para evitar doenças causadas por protozoários, vermes e outras impurezas.

Limpeza dos potes de água e comida

Os gatos também são metódicos com seus potes de água e comida, podendo até negar a ração caso o pote de ração esteja sujo.

Em contato com o ar, a ração pode ficar com um aspecto mais gorduroso, soltando resíduos no seu pote de comida. Com o tempo, esses resíduos se acumulam e causam incômodo ao animal. Por isso, procure utilizar potes de metal, que são mais fáceis de limpar.

Para a água, você pode utilizar recipientes de argila, que mantêm a água mais fresca. Gatos também costumam gostar da água em movimento, então você pode apostar em um bebedouro, ajudando seu bichano a consumir mais líquido e evitar doenças renais.

A limpeza dos potes de água e comida deve ser diária, mantendo o alimento e a água mais atrativos e evitando também os cravos que podem surgir no focinho do animal. As acnes felinas também podem ser evitadas ao substituir os potes de plástico por outros materiais, já que as ranhuras acumulam gordura e ajudam na proliferação de bactérias.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook