Hospital de Base realiza o primeiro transplante de córnea após retomada da captação em Porto Velho

Apesar da pandemia da Covid-19 impactar diretamente a captação de órgãos, o setor vem buscando parcerias com as Centrais de Óbitos Municipais e IML para encontrar novos doadores

Daiane Brito Fotos: Ítalo Ricardo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 17 de outubro de 2020 às 09:44
Hospital de Base realiza o primeiro transplante de córnea após retomada da captação em Porto Velho

Com uma córnea captada de doador falecido, são realizados dois transplantes

Na tarde de sexta-feira (16) foi realizada a primeira cirurgia de transplante de córnea no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, após a retomada do serviço, depois da quarentena da Covid-19. A córnea utilizada foi captada em um doador falecido na capital, Porto Velho, uma semana atrás e possibilitará o transplante a dois pacientes.

Teresinha Delmondes, de 82 anos, aguardava por uma doação há mais de dois anos e realizou o transplante de córnea óptica com fins terapêuticos para retornar a visão. “Sou corajosa e tenho expectativa de enxergar melhor, estou feliz, e eu também sou doadora de órgãos”.

Helene Nobre, enfermeira e coordenadora do núcleo no HB explicou que, apesar da pandemia da Covid-19 impactar diretamente a captação de órgãos, o setor vem buscando parcerias com as Centrais de Óbitos Municipais e Instituto Médico Legal (IML) para encontrar novos doadores.

“É muito satisfatório saber que nesse final de semana estamos tirando dois pacientes da fila, a próxima será no domingo”, acrescentou Nobre, explicando que com uma córnea são realizados dois transplantes, e que comparado aos demais procedimentos cirúrgicos esse é mais simples, mas o sucesso do processo depende do paciente e sua conduta pós-operatória.

As cirurgias são realizadas no centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, e as pessoas que aguardam na fila são chamadas assim que o setor capta novas córneas. “A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e HB vêm estruturando o serviço de transplante na nossa unidade com a finalidade de atender com maior qualidade e de aumentar a oferta, uma vez que doar é um ato de amor”, acrescentou Raquel Gil Costa, diretora do HB.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook