Justiça mantém leilão de veículos apreendidos na Operação Fraus
Pedido de anulação da alienação é de um dos investigados, que era conselheiro substituto do TCE
Em um desdobramento da Operação Fraus, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) manteve a decisão de primeira instância que autoriza a alienação antecipada de veículos apreendidos de dois investigados. A medida, que envolve bens supostamente adquiridos com recursos de origem ilícita, foi confirmada por causa do risco de deterioração dos ativos e da morosidade processual, com isso, os bens deverão ir a leilão judicial eletrônico.
A decisão é referente à apelação pedida à Justiça por dois irmãos investigados, sendo que um deles ocupava o cargo de auditor do Tribunal de Contas do Estado. Eles buscaram combater a determinação de leilão judicial eletrônico dos veículos apreendidos que apura crimes de associação criminosa, peculato-desvio, concussão e lavagem de dinheiro.
Deterioração dos bens
O relator do caso, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, destacou que a alienação antecipada é uma medida cautelar prevista no art. 144-A do Código de Processo Penal, cabível mesmo antes da condenação definitiva, desde que comprovados requisitos.
No caso em questão, laudos apontaram uma incompatibilidade significativa entre a evolução patrimonial dos apelantes e os rendimentos declarados. Os veículos apreendidos estão há cerca de dez meses no pátio do Ministério Público, com comprovação de deterioração acentuada. A ação penal, ainda em fase de saneamento, não tem previsão de sentença próxima, o que reforça a razoabilidade da medida.
O desembargador também ressaltou que, mesmo outras medidas para assegurar a possível recuperação dos recursos financeiros, como o sequestro de bens móveis e imóveis, isso ainda pode ser insuficiente para garantir o ressarcimento integral ao erário. A decisão do TJRO reforça a tese de que a alienação antecipada de bens apreendidos não viola o princípio da presunção de inocência quando amparada em elementos probatórios que indiquem a origem ilícita do bem e o risco de deterioração ou dificuldade de manutenção.
Com a decisão, os veículos serão levados a leilão judicial eletrônico, e o produto da alienação ficará depositado em conta vinculada ao juízo até a decisão final do processo. Em caso de condenação, o valor será convertido em renda para a União, Estado ou Distrito Federal; em caso de absolvição, será devolvido aos acusados.
- Apelação Criminal n.º 7028899-57.2024.822.0001
- Ação Penal nº 7007768-26.2024.8.22.0001
Acesso à doação de sangue é ampliada e estoque reforçado
A mobilização foi estratégica, aproveitando o fluxo intenso do local que facilitou o acesso da população e reforçou os estoques da hemorrede estadual
Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º
O evento será oficialmente aberto nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora Coralina, em Ariquemes
Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários
Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook