Luto na imprensa: Morre Euro Tourinho, o mais importante e respeitado jornalista de Rondônia

Como diretor geral do Jornal Alto Madeira, Tourinho ajudou a formar sucessivas gerações de jornalistas

TUDORONDONIA
Publicada em 25 de novembro de 2019 às 20:19
Luto na imprensa: Morre Euro Tourinho, o mais importante e respeitado jornalista de Rondônia

Um dos mais respeitáveis e importantes jornalista de Rondônia, Euro Tourinho morreu nesta segunda-feira no Hospital 9 de Julho, em Porto Velho, aos 97 anos de idade, em consequência de problemas respiratórios. Tourinho era diretor do centenário Jornal Alto Madeira, fundado em 1917.

 O jornalista decano da imprensa chegou na região em 1932,  com 10 anos de idade, quando seu pai,  Homero de Castro Tourinho, que era fiscal de tributos da receita do Estado do Mato Grosso, foi designado para trabalhar no antigo município de Santo Antonio, na época situado no extremo norte do Estado de M. Grosso, do qual só restou a Igrejinha de Santo Antônio.

Euro Tourinho iniciou suas atividades no jornal Alto Madeira em 1950, assinando uma coluna com o pseudônimo “Eurly Tourinho”, nome de sua única filha mulher. 

Tourinho faria 98 anos de idade em janeiro do próximo ano.

DONA MARIA TOURINHO

Em março de 2017, a vida de Euro Tourinho foi abalada com uma grande perda. Sua esposa, Dona Maria Tourinho, faleceu naquele ano, deixando uma lacuna imensa na vida do velho jornalista, cujo patrimônio maior sempre foi a família (Euro Tourinho Filho, Euderson Tourinho, Eudes Tourinho, Euromar Kang Tourinho, Eurli Tourinho...)

Comentários

  • 1
    image
    Joana Torres 26/11/2019

    Querido Euro! Estive em seu último aniversário. Galante e gentil como sempre, deixará saudades.

  • 2
    image
    Mirian Penha Franco 26/11/2019

    A mídia rondoniense está entristecida. Euro Tourinho vai deixar uma lacuna. Personagem marcante que transitou altivo entre a notícia e a cultura local, um bom amigo de todos. Que Deus conforte toda a sua família.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Ao Euro, ao mestre, com carinho

Ao Euro, ao mestre, com carinho

Ontem, 25 de novembro, foi a vez de um desses muito raros personagens sair da vida para entrar (pela porta da frente) na História. Uma História da qual muitas vezes ele próprio foi personagem