'Mais Medicos' - Mosquini quer 50 % das vagas para médicos brasileiros formados no exterior

O Deputado Federal Lucio Mosquini explicou que o principal objetivo do novo programa continua sendo a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas

Assessoria
Publicada em 29 de agosto de 2019 às 08:58
'Mais Medicos' -  Mosquini quer 50 % das vagas para médicos brasileiros formados  no exterior

A medida provisória (MP 890/2019) que institui o programa “Médicos pelo Brasil”, em substituição ao "Mais Médicos", foi tema de uma audiência pública em comissão mista parlamentar nesta quarta-feira (28).

O Deputado Federal Lucio Mosquini explicou que o principal objetivo do novo programa continua sendo a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas. 

O programa prevê a priorização da prestação de serviços médicos na atenção primária de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em municípios pequenos e remotos do Brasil, locais de difícil provimento ou alta vulnerabilidade, além de aprimorar o modelo de atendimento médico federal.

Mosquini participou da sessão e defendeu o direito dos estudantes que estão fora do Brasil cursando medicina, de participarem do novo programa.

“Nós temos no estado de Rondônia cerca de cinco mil alunos que estudam fora do Brasil, em busca do curso de medicina, não podemos permitir que essa medida provisória saia do Congresso Nacional sem antes garantir o direito desses brasileiros de trabalharem também”.

Outro posicionamento defendido pelo Parlamentar é no sentido de destinar 50% das vagas para os profissionais de medicina que possuem o RMS – Registro no Ministério da Saúde. 

Se nada mudar, o programa será aberto a médicos brasileiros e estrangeiros formados fora do Brasil, desde que façam o exame que permite um diploma obtido no exterior ser reconhecido no país, o Revalida. Quem entrar para o novo programa vai substituir gradativamente quem está hoje no Mais Médicos e será contratado pelas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452, de 1943). Porém, para concorrer, o candidato deverá ter registro válido um Conselho Regional de Medicina (CRM), ou seja, os candidatos intercambistas que possuem apenas o RMS ficarão fora.

O relator da MP 890/19 será o Senador Confúcio Moura do MDB-RO. Ao argumentar com o Relator, o Deputado Lucio Mosquini mencionou o PL 3367/2019 de sua autoria, que dispõe sobre a inclusão de universidades privadas entre as instituições de ensino superior (IES) que podem revalidar diplomas de graduação de IES estrangeiras. 

“Atualmente existem 47 instituições credenciadas a revalidar os diplomas, porém se for acatadas a minha emenda, nós teremos a oportunidade de credenciar mais de duzentas instituições a serem aptas a aplicar o revalida”.

“Respondam pra mim, se uma faculdade tem condições de aplicar o curso de medicina, ora, por quais motivos ela também não teria condições de revalidar o diploma”, interpelou o Deputado.

Comentários

  • 1
    image
    José Carlos Tartaglia 30/08/2019

    Deputado sem noção. Formar um médico demanda esforço e tempo. As Escolas Bolivianas e Paraguaias não oferecem o minimo necessário para formar médicos. Tem um internato com tempo ridículo (um ano), não há seleção prévia de alunos. medicina é coisa séria.

  • 2
    image
    Odávias Machado RIbeiro 30/08/2019

    Sou totalmente de acordo. E também coloco outra questão aqui, para que o nobre deputado analise e interceda: o valor na nota de corte do revalida, que é de 85/100. Isso é um absurdo, porque nenhuma universidade tem uma nota dessa, como nota no curso de graduação de medicina. Então, a nota de corte terá que ser a mesma das universidades. Obrigada. 

  • 3
    image
    MARCOS SANTOS 30/08/2019

    Maioria sao malandros e maconheiros nao sabe a diferença entre nervo e veia.

  • 4
    image
    Edgar Figueiredo Ruas 29/08/2019

    Acorda idiota, brasileiros não querem ir para mato , o povo brasileiro está precisando de médicos e vcs , a quase um ano enrolando , cadê este lixo de revalida , seus lixos deputado safados , vcs não estão nem aí para povo brasileiro , desde 2017 ,vcs não dão revalida .estamos esperando vcs , com briga de partidos , aproveita viu 2022.ta chegando o povo vai lembrar de vc viu .Sr deputado aqui se planta aqui mesmo vc colhe ok .aguarde o povo esta te ,olhando bem ok .

  • 5
    image
    Denize da Silva Almeida 29/08/2019

    Acho justo dá está oportunidade aos graduados que fizeram seus estudos fora

  • 6
    image
    Edson Casarão da Silva 29/08/2019

    Parabéns deputado, sou o Edson Casarão moro em Machadinho e tenho ima filha e o genro formados na Bolívia e estão esperando a prova do revalida que também está enrolada e que o senhor também poderia estar cobrando pra que seja agilizada o mais rápido possível. Obrigado pela atenção deputado.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook