Metas para a melhoria da qualidade do SUS em Rondônia são debatidas com Ministério da Saúde

A reunião contou com a presença maciça de gestores estaduais e municipais de saúde.

Zacarias Pena Verde Fotos: Ítalo Ricardo
Publicada em 18 de fevereiro de 2019 às 12:03
Metas para a melhoria da qualidade do SUS em Rondônia são debatidas com Ministério da Saúde

AVANÇO – Durante reunião do Conass, Rondônia defende ampliação do SUS no Estado

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, se reuniu durante dois dias com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na pauta, políticas públicas de Saúde e metas para a melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde em Rondônia.

Ele  participou ainda, durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2019, ocorrida quinta-feira (14), no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), em Brasília, da discussão sobre ações voltadas para questão da saúde indígena no Brasil e cobertura vacinal contra o sarampo.

A reunião contou com a presença maciça de gestores estaduais e municipais de saúde. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, conduziu os trabalhos acompanhado de sua equipe.

Segundo Fernando Máximo, durante a reunião foi definida a criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para a discussão da saúde indígena, tema apontado pelo ministro da Saúde como prioridade. “Espero que com este GT nós possamos avançar e qualificar esse sistema que é paralelo e que precisa ser integrado ao SUS”, observou.

Na pauta central, a cobertura vacinal e a situação do sarampo no país foram o ponto alto do debate. Segundo os dados apresentados, em 2018 foram 10.302 casos confirmados da doença. Em 2019 já há 33 casos em investigação e as coberturas vacinais continuam em queda.

De acordo com o ministro Mandetta, é necessário refazer um pacto sobre a vacinação no Brasil. “A cobertura vacinal está muito baixa e essa situação traz grandes implicações para o país como um todo”, alertou.

EM PAUTA – Grupo para discutir saúde indígena é criado

Leonardo Vilela, presidente do Conass, ressaltou que é preciso rever questões como as condições de transporte, armazenamento e aplicação das vacinas, bem como outras variáveis relativas à vacinação. “Ano passado nós fizemos uma oficina sobre essa questão e vários estados mostraram suas iniciativas como por exemplo, a criação de leis que condicionavam a matrícula a cartões de vacinação em dia”.

Ainda na reunião, os gestores discutiram a situação epidemiológica da febre amarela  e chamaram a atenção para a importância de se debater também a dengue, ressaltando ser necessária uma grande mobilização nacional para tratar do assunto.

Sobre a cobertura vacinal contra o sarampo, Fernando Máximo destacou a situação confortável de Rondônia. O estado de Rondônia recebeu 126 mil novas doses da vacina contra o sarampo ano passado, como reforço para cobertura vacinal, dentro da  campanha do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), para imunizar crianças com idade de 1 e 5 anos. Rondônia registrou apenas um caso da doença confirmado em 2018.

APOIO À GESTÃO

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, lançou o Painel de Apoio à Gestão. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar o gestor municipal nos processos de regionalização. “Nessa ferramenta é possível acessar todas as informações em um só lugar, público e de fácil acesso. Acredito que ela representa um avanço para a gestão”, disse.

O presidente do Conass parabenizou a iniciativa. “Um instrumento como esse faz com que possamos multiplicar os recursos escassos para que eles sejam melhor aplicados em prol da saúde da população”.

ASSEMBLEIA

O secretário de Saúde de Rondônia, participou da primeira assembleia de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada n quarta-feira (13), em Brasília. Durante o encontro, foram explicados os projetos do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde, com a assinatura de um termo de adesão por parte de cada secretário, além do projeto de fortalecimento da gestão estadual do SUS.

O encontro contou com a participação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O início dos trabalhos se deu com a apresentação dos representantes de cada estado, já que 20 novos secretários passaram a integrar o Conass, além dos sete gestores que permaneceram em seus cargos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook