MPRO participa de cerimônia de assinatura de pacto no TCE
O evento integrou ações de acompanhamento do TCE voltadas ao fortalecimento da gestão educacional
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou da cerimônia de assinatura do Pacto pelo Plano Decenal de Educação 2026–2036 nesta quarta-feira (4/2), realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Porto Velho. A instituição foi representada pela promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), que participou do ato em nome do procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
O pacto foi assinado pelo governo de Rondônia e por prefeitos dos municípios do estado, que firmaram o compromisso com o planejamento e a continuidade das políticas educacionais pelos próximos dez anos. A assinatura simboliza a união de esforços para organizar ações, definir metas e acompanhar resultados na área da educação.
A cerimônia ocorreu no auditório do TCE, com a presença de representantes de órgãos de controle, gestores da educação e autoridades estaduais e municipais. O evento integrou ações de acompanhamento do TCE voltadas ao fortalecimento da gestão educacional.
O plano decenal é um documento que define objetivos para a educação por um período de dez anos. Ele funciona como um mapa simples: mostra onde se quer chegar e quais passos devem ser dados para melhorar o ensino.
Em 2025, o TCE promoveu uma capacitação de servidores do estado e dos municípios para a elaboração de seus planos de educação, conforme determina a Constituição. Cada município deverá elaborar o documento seguindo as recomendações e diretrizes.
Segundo a coordenadora do Gaeduc, o papel do MPRO é de acompanhar o planejamento e a elaboração dos planos de educação pelo Estado e pelos Municípios, bem como o cumprimento dos compromissos assumidos nesta data.
MPRO mantém ação para melhorar água e esgoto
Atuação reafirma compromisso do MP com oferta de serviços essenciais à população dentro da legalidade
CNJ inspeciona TJRO com acompanhamento do MPRO
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel
MPRO, Prefeitura e PM alinham segurança para o Carnaval
Atividade promoveu integração entre órgãos que atuarão no período carnavalesco




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook