Nômade digital: modalidade de trabalho que garante liberdade (e felicidade)

Já imaginou não precisar bater cartão no escritório todo dia e nem enfrentar trânsito diário ao ir e voltar para a empresa? Essa possibilidade existe para quem é nômade digital

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 21 de setembro de 2021 às 11:18
Nômade digital: modalidade de trabalho que garante liberdade (e felicidade)

A função básica de toda tecnologia é tornar a vida dos seres humanos mais simples e confortável. A popularização da internet provocou mudanças enormes em diferentes processos: comprar, compartilhar e consumir notícias e conteúdos audiovisuais, estudar, entre tantos outros.

O mundo do trabalho foi outra área fortemente impactada pela chegada da Internet. Precisar apenas da conexão digital e de um computador para trabalhar se tornou uma realidade comum para diferentes profissões nos últimos anos, o que originou os chamados “nômades digitais”.

A possibilidade de não precisar se deslocar até o escritório ou a sede da empresa dá a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha boa conexão de internet, e não só da cidade-sede da empresa. Você já se imaginou trabalhando em um belo resort em plena terça-feira? Veja mais sobre esse modelo de trabalho a seguir!

Quem são

Basicamente, existem três tipos de profissionais que atuam como nômades digitais. Um deles são os trabalhadores freelancers, que oferecem seus trabalhos de forma avulsa para contratantes e recebem por cada trabalho. Valores e prazos são negociados antecipadamente e devem ser respeitados por ambos os lados.

Os empreendedores também podem viver como nômades digitais. Eles oferecem produtos e/ou serviços e utilizam plataformas digitais para facilitar esse processo.

Por fim, a terceira categoria são os trabalhadores remotos. A pandemia popularizou esse modelo de trabalho, que consiste em manter vínculo empregatício com uma empresa sem precisar ir ao escritório. Esse trabalho remoto pode ser total ou parcial.

Alguns exemplos de profissionais que podem atuar como nômades digitais são redatores, tradutores, especialistas em SEO/SEM, professores, gerenciadores de mídias sociais, youtubers, influenciadores, fotógrafos, web designers, programadores, consultores, entre outros.

Vantagens do modelo de trabalho

Além de não precisar gastar tempo nem dinheiro no trânsito, outra vantagem de trabalhar como nômade digital é poder viver em diferentes lugares. Como diz o próprio nome, esse modelo de trabalho permite que uma pessoa possa trocar de cidade com regularidade. Sabe aquela cena de enfrentar um trânsito pesado após um expediente cansativo? Esse desgaste não existe na vida dos nômades digitais.

Esse é o tipo de trabalho perfeito para quem adora conhecer novas pessoas, lugares e culturas e ter diferentes experiências de vida. Você já se imaginou respondendo os e-mails da empresa com vista para uma montanha ou uma praia? Com o trabalho remoto, isso é totalmente possível!

Muitos nômades digitais também possuem um trabalho com horários flexíveis, especialmente quem trabalha como freelancer. Via de regra, esses profissionais realizam trabalhos avulsos para uma ou mais empresas, devendo se atentar à qualidade e ao prazo de entrega do trabalho a ser entregue, mas sem a necessidade de ter uma mesa hora de entrar e sair do trabalho todos os dias.

Por fim, é comum que nômades digitais prestem serviços para diferentes empresas, o que exige mais organização; mas, por outro lado, permite a ele diversificar as suas fontes de renda. Se qualquer uma das empresas tiver algum problema, a renda do nômade digital não é totalmente comprometida.

Desafios do nomadismo

Como qualquer outro trabalho, o nomadismo digital também tem os seus desafios. O primeiro é ir para lugares onde exista uma boa cobertura de internet e uma ótima velocidade de conexão. Sem isso, fica mais difícil e caro conseguir trabalhar remotamente (e você pode acabar tendo problemas para finalizar e entregar os trabalhos).

Outro desafio é ter uma boa capacidade de organização. Quem trabalha remotamente deve ter disciplina para entregar os trabalhos com pontualidade. Por isso, é importante criar uma rotina de trabalho para te ajudar a não perder os prazos e não esquecer de nenhuma entrega.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook