O DIA NA HISTÓRIA - 03 DE NOVEMBRO!

1943 – O presidente Getúlio Vargas empossa o coronel Aluízio Ferreira como governador, o 1º, do Território Federal do Guaporé

Lúcio Albuquerque
Publicada em 03 de novembro de 2021 às 10:00
O DIA NA HISTÓRIA - 03 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Guarda Florestal. Dia do Cabeleireiro. Dia Nacional do Quilo. Dia Internacional da Reserva da Biosfera.
Católicos lembram São Martinho de Porres.

RONDÔNIA: 1943 – O presidente Getúlio Vargas empossa o coronel Aluízio Ferreira como governador, o 1º, do Território Federal do Guaporé.  Em 1981 – Decreto assinado pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira, desmembra área do município de Vilhena para constituir o município de Colorado d’ Oeste.

BRASIL: 1864 – Morre o poeta indigenista brasileiro Antônio Gonçalves Dias.  1891 — O presidente Deodoro da Fonseca  fecha o Congresso e decreta estado de sítio, após a aprovação de uma lei que permitia o impeachment do presidente da República. 1932 - Aprovação, pelo Conselho Eleitoral do item regulamentando o voto feminino no Brasil.

MUNDO: 1534 — O Parlamento inglês aprova o Ato de Supremacia, tornando o rei Henrique VIII chefe da Igreja Anglicana. 1911 — A Chevrolet entra no mercado automobilístico concorrendo com o Ford Model T. 1957 — A cadela Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2. Em 1996 - Arqueólogos localizam o palácio de Cleópatra. 2014 — Inaugurado o One World Trade Center, substituto das Torres Gêmeas do World Trade Center (Nova York), destruídas pelo ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. 

FOTO DO DIA: 1988 – O deputado federal Assis Canuto, cercado pelos membros da bancada federal de Rondônia, José Viana dos Santos (dep), Ronaldo Aragão (encoberto, senador), Arnaldo Martins (dep), Olavo Pires (senador) e Chagas Neto (dep), assina a Constituição Federal de 1988, onde teve boa participação em comissões temáticas. Assis Canuto, engenheiro agrônomo, chegou a Rondônia no final dos anos 1960, foi executor e implantador do 1º Projeto de Colonização do Incra em Ouro Preto do Oeste, executor do órgão no Acre e um dos responsáveis pelo projeto de ocupação do solo rondoniense pelos migrantes vindos pela rodovia BR-364. Prefeito nomeado de Ji-Paraná, duas vezes deputado federal (1983/87 e 1987/1991, vice-governador do Estado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook