O DIA NA HISTÓRIA - 16 DE JANEIRO!

1822 – José  Bonifácio de Andrada de Silva, depois “Patrono da Independência”, foi nomeado  ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e desde o início colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara

Lúcio Albuquerque
Publicada em 16 de janeiro de 2022 às 09:12
O DIA NA HISTÓRIA - 16 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE: Dia dos Cortadores de cana-de-açúcar. Católicos lembram São José Vaz (1º índio beatificado), Santa Priscila, São José VazSão Marcelo I, São Berardo.

BRASIL: 1822 – José  Bonifácio de Andrada de Silva, depois “Patrono da Independência”, foi nomeado  ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e desde o início colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.   

MUNDO: 1605 — Publicada em Madrid a primeira edição de “El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha” (Livro I de Dom Quixote) de Miguel de Cervantes. 1909 — Expedição de Ernest Shackleton encontra o Polo Sul magnético. 1956 - O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional. 1957 - Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística. 1998 - A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo.

 

FOTO DO DIA: Homens, de em torno de 40 países diferentes, e máquinas na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, inaugurada em 1912 e que funcionou até 1972. Na obra, a principal daquele período contratada pelos Estados Unidos fora do país, foram usados equipamentos mais modernos da engenharia ferroviária, da época. A foto, uma das mais de mil feitas pelo fotógrafo Dana de Merrril, contratado pela construtora para registrar a obra, acabou se transformando numa importante fonte de informação para pesquisadores, ou mesmo para mostrar a grandeza que foi realizar um trabalho de tão grande vulto daquilo que foi o início, 70 anos depois de sua inauguração, da história da construção de outro grande projeto importante, o Estado de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook