O melhor de morar sozinho em Goiânia

Município conta com moradores de diferentes perfis, e o acesso a uma ampla variedade de serviços, lazer e bem-estar está na lista dos atrativos

Da redação
Publicada em 23 de junho de 2022 às 16:11
O melhor de morar sozinho em Goiânia

Jardim Botânico de Goiânia (Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura de Goiânia)

Goiânia é a oitava melhor capital do Brasil para se viver, segundo estudo feito pela Organização de Desafios da Gestão Municipal (DGM), divulgado em 2021. Foram avaliados indicadores nas áreas da educação, segurança, saneamento e saúde. O município atrai moradores de diferentes perfis, e o acesso a uma ampla variedade de serviços é um atrativo para aqueles que querem morar sozinhos na região e procuram aluguel em Goiânia, por exemplo.

A pesquisa da DGM analisou cem cidades do país, e a capital de Goiás subiu duas posições em comparação a 2020. Entre as quatro áreas analisadas pela organização, Goiânia teve sua melhor pontuação em saneamento, sustentabilidade, saúde e educação.

Em seu portal, a prefeitura da cidade afirma que esses são os setores que mais receberam investimentos da administração municipal nos últimos anos. Aspectos sobre o custo de vida na cidade podem ser comparados em portais como o Expatistan, inclusive para quem está em busca de imóveis para venda na cidade de Goiânia.

Em 2016, a cidade foi considerada a segunda melhor capital do Brasil no Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu), segundo estudo feito pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram avaliados indicadores de qualidade como mobilidade urbana, condições ambientais e infraestrutura.

A pesquisa Ibeu Municipal foi realizada com dados inéditos e analisou os mais de 5 mil municípios do país. Os cinco indicadores de qualidade avaliados incluíram mobilidade urbana, como o tempo gasto de casa para o trabalho; condições ambientais, como arborização, lixo acumulado e esgoto a céu aberto; condições habitacionais; serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

Expansão urbana

Goiânia é também a quarta cidade que mais cresce no Brasil, de acordo com levantamento feito entre 1985 e 2020, pela MapBiomas – rede colaborativa de co-criadores, integrada por organizações não-governamentais, universidades e empresas de tecnologia.

Com a expansão urbana, a cidade ganha espaço para o desenvolvimento e o aprimoramento de serviços que podem fazer a diferença e facilitar a vida de quem mora sozinho.

Internet de qualidade

Estudar, trabalhar, manter contato com amigos e família e estar conectado provavelmente não é um problema para quem decide morar sozinho em Goiânia. Isso porque, de acordo com levantamento realizado pela plataforma Minha Conexão, sobre os três primeiros meses de 2022, a cidade é a capital com internet fixa mais rápida do país.

Os clientes goianienses contam com uma velocidade registrada de 179,16 megabits por segundo (Mbps). Mais de 18 milhões de testes feitos na plataforma contribuem para a base da pesquisa. As medições são realizadas pelos próprios usuários que acessam o site, e os dados coletados revelam um desempenho acima da média nacional, que é de 93,31 Mbps.

Serviços, lazer e bem-estar

Alguns bairros de Goiânia são famosos por oferecerem opções de serviços, lazer e bem-estar, além de contarem com localização de fácil acesso. Os sites especializados costumam listar bairros como Setor Bueno, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Oeste e Nova Suíça como uns dos mais adequados a esses aspectos. 

A partir de sua vivência profissional e pessoal, o gerente comercial do portal de busca de imóveis, 62 Imóveis, Douglas Pacheco, considera que aspectos como saúde mental, bem-estar e qualidade de vida são encontrados nessas localidades da cidade. Ele destaca o fácil acesso aos bairros, a variedade de bares, restaurantes, padarias, mercados, bancos e outros serviços e comércios.

Acesso a áreas verdes

De acordo com a prefeitura de Goiânia, o município conta com 54 parques, 1.300 praças e com o Programa Ambiental Macambira Anicuns, considerado o maior projeto de conservação ambiental da América Latina.

Além disso, segundo informações do Executivo Municipal, áreas de lazer como o Zoológico e o Parque Mutirama estão entre os lugares mais frequentados por quem mora na cidade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook