O que é a certificação sanitária Safeguard Covid-19 para restaurantes?

A certificação sanitária Safeguard Covid-19 surge como uma alternativa de boas práticas de higiene e limpeza nos restaurantes. Conheça!

Da redação
Publicada em 21 de julho de 2021 às 11:37
O que é a certificação sanitária Safeguard Covid-19 para restaurantes?

A pandemia de Covid-19 transformou significativamente o dia a dia das pessoas. A atenção com a higiene e limpeza trouxe novas práticas de cuidado que se estendeu ao ambiente doméstico e espaços de compartilhamento público.

As empresas, de diferentes segmentos, alteraram seus processos de recepção de clientes, aglomeração de pessoas e ventilação de ambientes. Neste contexto, o setor alimentício de restaurantes foi um dos mais afetados. Em razão disso foi criada a certificação sanitária Safeguard Covid-19 para restaurantes.

Quem criou a certificação sanitária para Covid-19?

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em TIC (Teste, Inspeção e Certificação), estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de uma certificação sanitária para Covid-19.

O objetivo é estabelecer uma série de boas práticas de prevenção visando minimizar o risco de contaminação por Covid-19 em ambientes de alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes e assemelhados).

O que é o selo Safeguard Covid-19?

A ideia da ANR e do Grupo Bureau Veritas é estabelecer boas práticas de saúde e segurança contribuindo assim para a manutenção do funcionamento de bares e restaurantes com o cumprimento dos protocolos de saúde e segurança.

O selo Safeguard Covid-19 certifica que as empresas estão adotando todas as medidas de prevenção exigidas pelos órgãos sanitários para atuação durante a após a pandemia de Covid-19.

Quais são as normas abrangidas pelo selo?

As normas contempladas pelo selo Safeguard Covid-19 incluem: regras de distanciamento social; higiene, limpeza e desinfecção do espaço físico, boas práticas de manipulação de alimentos, bem como de armazenamento e preparo dos mesmos. Contempla ainda o cumprimento de regras de uso de equipamentos como luvas e máscaras pelos profissionais que manipulam os alimentos, além de especificações de boas práticas na cozinha e no salão onde os clientes são atendidos.

Qual a importância do selo Safeguard Covid-19?

O selo é uma segurança adicional para os clientes. A certificação só é obtida se o bar ou restaurante estiver cumprindo com todas as normas de higiene e segurança.

Além disso, para ter essa certificação o espaço passa por avaliações presenciais frequentes, realizadas por profissionais capacitados.

Os usuários do serviço podem verificar se o restaurante tem a certificação através de um QR Code, que costuma ser fixado em local visível.

Em caso de dúvida, o cliente também consegue conferir as informações de certificação e validação do selo diretamente no site: www.bvsafeguard.com.br.

O selo é um sinônimo de segurança adicional para os consumidores e de cuidado e preocupação por parte dos restaurantes.

Como obter o selo Safeguard Covid-19?

Os bares e restaurantes interessados na certificação podem solicitar mais informações diretamente no site do Grupo Bureau Veritas. Nesse endereço também conseguem consultar quais são os restaurantes que possuem certificação, avaliando o posicionamento dos seus concorrentes com relação à proteção contra disseminação da Covid-19.

Por se tratar de um selo criado em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes, os associados da ANR têm acesso a condições especiais de pagamento.

O selo de certificação sanitária Safeguard Covid-19 ajuda na prevenção de riscos contra a disseminação da doença. Mesmo após o encerramento do status de pandemia, a Covid-19 não deixará de existir, razão pela qual as boas práticas devem ser adotadas e mantidas em todos ambientes onde circulam pessoas.

Com a certificação é possível garantir a adoção de boas práticas de higiene, treinamento de equipes, condições de trabalho mais seguras para os funcionários, proteção para os consumidores finais e garantia de conformidade com a legislação.

Outro aspecto importante relacionado ao selo de proteção é que no caso de restaurantes com mais de uma unidade, a certificação auxilia em uma abordagem mais consistente em todas as unidades, padronizando as práticas e garantindo a uniformização dos cuidados com higiene e saúde.

O Covid-19 trouxe uma nova visão sobre como devemos nos portar diante dos hábitos de higiene e limpeza, investir no cuidado com os ambientes promovendo segurança e bem-estar, tanto para os colaboradores quanto para os parceiros e clientes que frequentam o espaço. Um cuidado que é responsabilidade de todos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook