O que é esqualano e como inserir na rotina de skincare?

Recentemente, o esqualano se tornou a substância favorita de quem busca uma pele mais jovem e saudável. Acompanhe a leitura e descubra os seus benefícios

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 20 de setembro de 2022 às 08:57
O que é esqualano e como inserir na rotina de skincare?

Se você é uma pessoa que adora o universo do skincare, com certeza já ouviu falar sobre os produtos com óleo de esqualano. De uns tempos para cá, a substância se tornou a favorita das pessoas vaidosas, especialmente diante de tantos benefícios oferecidos em uma rotina de beleza.

Para resumir, estamos falando de um composto 100% natural, com excelente poder anti-idade e, consequentemente, capaz de reduzir significativamente as rugas e linhas finas, promovendo um visual muito mais jovem e saudável. No entanto, por se tratar de um componente relativamente novo no mercado, ainda existem muitas dúvidas que pairam sobre o assunto.

Afinal, em quais produtos é possível encontrar o esqualano? Como incluir esse elemento em nosso dia a dia de cuidados?

Essas e outras questões serão respondidas neste conteúdo especial. Para entender melhor, continue com a gente e solucione, de uma vez por todas, as suas questões!

Tudo sobre o esqualano

Indo direto ao ponto: esqualano, nada mais é do que uma substância que foi descoberta ainda em 1906 — presente no óleo de fígado de tubarão. Posteriormente, esse componente foi também identificado em outros lugares, como nas azeitonas e, até mesmo, nos próprios humanos.

Em nós, o composto está presente nas glândulas sebáceas, sendo produzido desde os nossos primeiros meses de vida. Contudo, com o tempo, a sua produção começa a diminuir - e a sua ausência passa a ser notada em nosso visual, apresentando falta de elasticidade e o surgimento das linhas de expressão.

Diante disso, muitas marcas, como a Biossance, começaram a utilizar o ativo a partir da extração em plantas, sem causar nenhum impacto ambiental. E, como resultado, vários cosméticos estão ainda mais poderosos, sendo indicados para todos os tipos de pele, a fim de garantir uma textura muito mais uniforme e com aspecto jovial. Demais, né?

As vantagens do esqualano para a cútis

Uma vez que a nossa pele se encontra bem hidratada, automaticamente, ela consegue se proteger melhor contra a entrada de diferentes micro-organismos presentes no ar.

Assim, por contar com um alto poder de hidratação, o esqualano está cada dia mais presente na rotina de skincare de quem se preocupa com os cuidados dermatológicos.

Em paralelo, podemos dizer que ele é um dos componentes mais eficientes do mercado atual, conseguindo oferecer outros benefícios únicos, sendo eles:

  • Capacidade de restaurar a elasticidade da pele;
  • Promove uma diminuição das rugas e linhas de expressão;
  • Consegue acalmar reações alérgicas, como as dermatites;
  • É uma substância que consegue ser combinada com óleos essenciais, detalhe que intensifica os resultados de sua aplicação;
  • A alternativa é ótima para melhorar a textura da face;
  • Ajuda na regeneração das células cutâneas;
  • Suaviza os poros dilatados;
  • Controla a oleosidade e muito mais!

Como usar o esqualano no dia a dia

Felizmente, existem várias maneiras de adicionar o esqualano em uma rotina de skincare. Sim, tal componente é extremamente versátil, podendo ser aplicado com outros ativos igualmente poderosos, como o retinol, a vitamina C e até o ácido salicílico. Já no mercado, você conseguirá encontrar essa substância em diversos produtos. Espia só alguns deles!

  • Hidratante facial: o produto pode ser aplicado tanto no rosto quanto no pescoço e no colo. Você só terá que passar algumas gotas da substância na região, utilizando a ponta dos dedos e realizando movimentos circulares;
  • Em limpadores faciais: em alguns casos, o esqualano pode ser encontrado em demaquilantes e demais componentes que ajudam a eliminar os resíduos da pele, tais como a maquiagem e as partículas de poluição. A recomendação é aplicar o produto, em média, 2 vezes na semana, sempre que você quiser realizar uma higienização mais potente.

E aí, após a leitura você conseguiu entender o que é esqualano, as suas vantagens e como incluir essa substância em uma rotina de skincare? Esperamos que sim!

Agora, aproveite o momento para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar as suas amigas a ficarem por dentro do assunto. Certamente, elas vão adorar entender tudo a respeito dessa tendência de beleza. Até mais!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook