Seu político de estimação pode arruinar sua carreira

É preciso alertar sobre este tema, pois não podemos ter “político de estimação”, mas, sim, lutarmos sempre por um país melhor e não por partidos

David Braga
Publicada em 19 de setembro de 2022 às 18:55
Seu político de estimação pode arruinar sua carreira

Você já reparou o quão complexo tem sido, nos dias atuais, expressar nossa opinião? A sociedade está cada vez mais polarizada e parece que as possibilidades estão ficando estreitas: ou é isso ou aquilo – ou esse ou aquele. E a oportunidade de debate, de reflexão, discussão e construção de um terceiro caminho tem ficado mais difícil. Nesse sentido, no âmbito da política, tem sido algo vexatório em nosso país. As inflamadas discussões chegam a ser desnecessárias. É preciso alertar sobre este tema, pois não podemos ter “político de estimação”, mas, sim, lutarmos sempre por um país melhor e não por partidos.

Você tem “políticos de estimação” e é tão apegado a eles a ponto de findar suas amizades? Primeiramente, saiba que são os governantes que devem nos servir e, não, o contrário. Quem está no poder não deu certo? Nas próximas eleições, é só votar de forma consciente. Quantas empresas contratam executivos e, depois, precisam demiti-los por não terem mais aderência à filosofia corporativa da companhia? Então, por que criamos discussões desnecessárias quando o assunto é política?

Com a proximidade das eleições 2022, basta nos conectarmos às mídias sociais ou ler as notícias para perceber que os embates neste âmbito estão ganhando cada vez mais força e, infelizmente, a confusão entre as pessoas está aquecendo. No último pleito, quantos amigos perdemos em função da incapacidade de diálogo sobre ideologia, pensamento ou por termos visões diferentes dos rumos que queremos para nosso país?

Com as intensas discussões políticas, temos vivenciado – entre amigos, colegas e familiares – conversas já bastante acaloradas, em que cada um quer ter mais razão que o outro. No entanto, em qualquer tipo de relação, praticar a empatia, ou seja, se colocar no lugar do próximo, é sempre essencial, além de ter escuta ativa e respeito às diferenças. Devemos, inclusive, pontuar a diversidade de pensamentos. Se lidamos com pessoas com personalidades, culturas e propósitos distintos, a maturidade emocional é fundamental para atuarmos com diplomacia e mantermos as relações já estabelecidas.

Nas mídias sociais, se você se posiciona sobre qualquer assunto, é bombardeado e pode até “virar meme”. Se não diz nada, aí está “em cima do muro” e não tem opinião própria. Em resumo: estamos vivenciando um momento delicado em que muitos buscam agradar as pessoas e não se posicionam; enquanto outros querem partir para o confronto, doa a quem doer, sem refletir sobre as relações pessoais e, muitas vezes, até colocando sua credibilidade em risco.

As polarizações têm se tornado frequentes dentro das organizações, o que, a meu ver, é péssimo. Em vez de caminharmos para ampliar os ambientes com sinergia, empatia e espírito de equipe, estamos, muitas vezes, criando espaços de embates e discussões desnecessárias. Consequentemente, isso afeta também a entrega de resultados, em meio a um cenário cada vez mais competitivo. É preciso ter jogo de cintura para que as divergências não sejam levadas para o lado pessoal, pois isso impactará diretamente o clima organizacional.

Evidentemente que você não tem que concordar sempre com o que o outro diz ou acredita. O que não pode é achar que apenas sua ideia, seu pensamento e sua defesa são coerentes e únicas. Nesse sentido, é preciso ter cuidado para não se mostrar intolerante, porque, além de ser desagradável, esse tipo de comportamento distancia as pessoas e ainda pode denegrir sua imagem e afetar seu crescimento profissional. Constantemente, somos observados, seja por amigos, seja por colegas de trabalho ou familiares. E esse comportamento poderá acarretar reflexos diretos na sua credibilidade.

Com a diversidade sendo ampliada, envolvendo pessoas com idades, personalidades e interesses distintos, todo esse cenário se torna uma arena propícia para a geração de conflitos, que, quando bem gerenciados, proporcionam a tão falada inovação. Se posicionar é essencial para quem quer ter relevância dentro das empresas, mas expressar a sua opinião, com maturidade emocional, é vital. E lembre-se sempre de que mais importante do que aquilo que você vai expressar é o modo como vai fazer isso. Em outras palavras, o “como” tem mais valor do que o “quê”. Consequentemente, isso mostrará, de fato, quem é você: alguém que sabe transitar entre variados públicos ou alguém que acredita que somente suas ideias são as mais relevantes?

No cenário pré-eleições, observar como você se posiciona frente aos demais no ambiente organizacional é um exercício diário de autocontrole e autoconhecimento. Busque não entrar em discussões acaloradas ou radicais demais. Podemos e devemos nos posicionar, mas no ambiente de trabalho, ter discrição é importante para não sairmos do controle, ofender ou questionar um colega ou até o gestor. Expressar ideias com base nos planos e propostas socioeconômicas e de desenvolvimento para o país - dos próximos governantes e dos candidatos ao Legislativo - é saudável e um exercício de cidadania da nossa parte. Isso sim gera debates frutíferos e uma conversa mais proveitosa de ideias.

* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search. É também Conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral (FDC). Ele é autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e atua, ainda, como conselheiro da ONG ChildFund, da ACMinas e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). Instagram: @davidbraga | @prime.talent.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook