O que fazer para evitar cabelos muito embaraçados?

Conheça alguns cuidados que podem ajudar a devolver a hidratação e o alinhamento dos fios

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 03 de dezembro de 2021 às 11:02
O que fazer para evitar cabelos muito embaraçados?

Toda vez que você acorda ou quando lava os cabelos é uma verdadeira luta para desembaraçar os fios? Eles não suportam uma brisa sem embromar e andar de carro com as janelas abertas é o seu pior pesadelo? Se você se identificou com alguma dessas situações, continue lendo atentamente, pois este texto é para você.

Uma das principais causas dos nós capilares é o ressecamento, que aumenta a porosidade dos fios e dificulta seu alinhamento. O problema pode ser facilmente corrigido ou amenizado com o tratamento adequado, como aplicação de vitamina para cabelo e hidratações periódicas. Quer saber mais? Acompanhe este artigo!

Cutículas abertas são sinônimo de cabelo embaraçado

Como você já sabe, o ressecamento é o maior inimigo dos tão sonhados fios alinhados. Quanto mais secos, mais abertas ficam as escamas da fibra capilar e, consequentemente, mais entrelaçadas, causando os temidos nós. 

Nesse caso, o indicado é que você consulte o seu cabeleireiro para obter um cronograma capilar com ênfase na hidratação para resgatar a saúde dos fios e ter cabelos mais saudáveis e fáceis de cuidar. 

Cuidado na hora de se expor ao sol, mar e piscina 

Quem não ama passar o dia todo, ou mesmo um final de semana aproveitando um dia de verão? Curtir uma praia ou piscina pode ser ótimo para o estresse e para a vitamina D, mas, por outro lado, não é tão bom para aqueles que não protegem os fios de cabelo antes de curtir o calor. 

A exposição excessiva ao sol, somada à água salgada (ou chia de cloro), pode causar muitos danos aos fios. Para evitar problemas, use proteção física, como bonés, e não se esqueça de usar produtos capilares específicos para a exposição solar. Além disso, não fique muito tempo sem lavar os cabelos depois de um dia todo na praia ou piscina. 

Desembarace e/ou prenda os cabelos antes de dormir

A dica para alinhar os fios antes de dormir serve principalmente para quem tem os fios lisos. No caso dos cabelos ondulados e cacheados, o desembaraço deve ser feito durante ou após o banho e, para evitar que as mechas se embolem, também é possível usar uma touca ou fazer uma trança bem suave e solta. 

Dormir com um coque no alto da cabeça também pode ser uma solução. Mas lembre-se de não apertar demais e use elásticos macios, que não arrebentem o cabelo e, claro, que não piorem o embaraço. O ideal são os elásticos feitos de meia-calça. 

Experimente fronhas de tecidos diferentes

Esta dica é um pouco mais improvável, pois não requer uma atitude especificamente voltada aos cabelos, mas sim à escolha da roupa de cama. Mesmo assim, essa troca pode acabar fazendo uma grande diferença. Afinal, o atrito com os tecidos das fronhas e lençóis, por exemplo, pode acabar piorando a textura e maleabilidade dos fios ao acordar. 

Aposte em tecidos mais suaves e escorregadios, como seda ou cetim, e perceba depois de alguns dias a diferença do cabelo na hora de acordar. 

Textura e estrutura do fio também fazem diferença

Não apenas fatores como ressecamento e outras faltas de cuidado fazem com que os fios acabem ficando embaraçados. Alguns tipos de cabelo possuem mais tendência para embolar no dia a dia ou durante a noite. É o caso dos cabelos mais finos, assim como os enrolados e cacheados que, normalmente, são um pouco mais secos. 

Desembarace sem quebrar

E na hora de pentear as madeixas, todo cuidado é pouco para não danificar os fios. Ao pentear, segure as pontas e vá desembaraçando suavemente, evitando quebras; depois, apenas quando o cabelo estiver alinhado, penteie das raízes até as pontas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook