OAB-RO destaca canal para denúncia de racismo no Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra da OAB-RO intensifica luta contra o racismo e reforça a importância da conscientização e da igualdade racial

Ascom OAB/RO
Publicada em 22 de março de 2023 às 09:57
OAB-RO destaca canal para denúncia de racismo no Dia Internacional contra a Discriminação Racial

igualdaHoje, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966, em memória do massacre de Sharpeville, na África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960, quando a polícia sul-africana abriu fogo contra manifestantes que protestavam contra a lei do passe, que obrigava a população negra a portar documentos para circular em áreas destinadas aos brancos.

Nesse sentido, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), por meio da Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra, tem se destacado na luta contra o racismo e pela igualdade racial em Rondônia. A comissão tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação racial em todas as suas formas.

Recentemente, a Comissão criou um canal para denúncias de racismo, o número 69 99307-0054. O canal é um meio para denúncias de atos racistas sofridos pela advocacia nos tribunais, órgãos policiais ou ministeriais e sociedade em geral.

Segundo a presidente da Comissão, Brígida Amanda, a atuação da OAB-RO é fundamental para a promoção da igualdade racial e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “A luta contra o racismo deve ser uma prioridade de todos os cidadãos e instituições, e a OAB-RO tem se destacado nessa luta, demonstrando seu comprometimento com a defesa dos direitos humanos e da justiça social”, diz.

Brígida alerta que racismo é um crime e deve ser denunciado sempre que ocorrer. “A denúncia é fundamental para a proteção das vítimas e para o combate ao racismo, que ainda persiste em nossa sociedade. Nesse sentido, a criação do canal para denúncias de racismo pela Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra da OAB-RO é um importante passo na luta contra o racismo em Rondônia e deve ser utilizado sempre, para acionar a comissão”, finaliza.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook