Pesquisa que avalia qualidade do transporte coletivo em Porto Velho é concluída

Dados serão inseridos no projeto do Plano de Mobilidade Urbana

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 15 de setembro de 2021 às 12:08
Pesquisa que avalia qualidade do transporte coletivo em Porto Velho é concluída

Dados coletados sobre o transporte público serão debatidos com a população

A Prefeitura de Porto Velho concluiu uma pesquisa realizada com objetivo de avaliar a qualidade do transporte coletivo que atende a população da capital. Os dados coletados serão debatidos com a população e inseridos no projeto do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que deverá ficar pronto até o final de dezembro deste ano.

Conforme a gerente da Divisão de Estudo e Planejamento de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Creuziane França, a pesquisa virtual com 13 perguntas foi realizada com os usuários do sistema de transporte, de forma virtual, no período de 16 de junho a 20 de agosto. Ao todo, 168 pessoas responderam ao questionário.

“Nosso objetivo era coletar informações da população referentes a qualidade e a satisfação das pessoas com relação ao transporte coletivo que atende a cidade. A participação da população é muito importante para trabalharmos as melhorias no setor e oferecermos um serviços que realmente atenda aos anseios dos usuários”, destacou a representante da Semtran.

NOVOS ÔNIBUS

Ela ressalta, no entanto, que no período da pesquisa houve um acréscimo de 22 ônibus à frota, que agora tem um total de 57 veículos atendendo aos usuários nas mais diversas linhas. Com isso, diminuiu o tempo de espera.

Disse ainda que uma empresa terceirizada foi contratada para instalar 128 abrigos novos nas paradas de ônibus e reformar outros 50, trabalho esse que iniciou na segunda (13).

PLANO DE MOBILIDADE

Sobre o projeto do Plano de Mobilidade Urbana para Porto Velho, Creuziane informa que o projeto está em fase de conclusão. “Agora, em outubro, começaremos as audiências públicas para discutir as propostas com a população. Até o final de dezembro o projeto estará pronto, inclusive com as propostas coletadas durante as audiências”, enfatizou.

DADOS COLETADOS

Serão instalados 128 abrigos novos nas paradas de ônibusSerão instalados 128 abrigos novos nas paradas de ônibus

Com os dados coletados na pesquisa foi possível traçar um perfil dos usuários do transporte público.

A pesquisa aponta que 52,4% dos usuários ganham, em média, de 1 a 2 salários mínimos e pouco mais de 80% utilizam o transporte coletivo para ir ao trabalho.

Questionados sobre quantas vezes utilizam o ônibus, qual o horário e a lotação, 53,6% utilizam uma vez ao dia, das 13 às 18h.

Todos os usuários responderam que os ônibus ficam mais lotados no horário de pico.

Com relação ao tempo de espera nos pontos de ônibus, a maioria dos usuários (41,1%) apontou a espera de 60 minutos.

Também foi questionado se a quantidade de ônibus é suficiente, a maioria (88,1%) respondeu que não. A mesma pergunta foi feita sobre os abrigos de ônibus, e 44% dos passageiros disseram que sim.

A maioria dos usuários (57,1%) respondeu que a pesquisa realizada é interessante e satisfatória.

Com os dados em mãos, a Semtran vai trabalhar para garantir um transporte público com mais qualidade e que atenda às necessidades apontadas pelos cidadãos.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais e SMC

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    A respeito dos ônibus cade os ônibus para a juda 15/09/2021

    A respeito dos ônibus cade os ônibus para a judar a linha do coab pois acabou o interbairro e o grande circular e esta insulportavel de manhã cedo esta rota coab so Aglomeração cade mas onibus p zona sul que va para o Cpa

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook