Pesquisa sobre Covid-19 envolvendo a relação pacientes e dentistas tem baixa adesão em Rondônia

A  mostra é do Brasil todo, porém, o índice de participação da população de Rondônia está extremamente baixo

Assessoria
Publicada em 18 de agosto de 2020 às 16:04
Pesquisa sobre Covid-19 envolvendo a relação pacientes e dentistas tem baixa adesão em Rondônia

A cirurgiã dentista Natália Saud Junqueira Franco, mestranda em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP), está desenvolvendo uma pesquisa nacional sobre medidas de prevenção da Covid-19 em consultórios odontológicos com o foco da participação dos pacientes nesse processo, mas, em Rondônia, a pesquisa tem tido pouca participação.

Por isso, Natália Junqueira está divulgando um link para que os rondonienses também possam responder à pesquisa, que procura saber se a população está consciente quanto as medidas de prevenção da Covid nos consultórios, partindo do pressuposto de que  o paciente deve compartilhar essa responsabilidade com o dentista.

Para isso, pacientes (pessoas com idade superior a 18 anos que já tenham ido ao dentista) devem responder a um questionário sobre essas medidas de prevenção.

A  mostra é do Brasil todo, porém, o índice de participação da população de Rondônia está extremamente baixo.

“É por meio  desse programa de mestrado que, juntamente com minha orientadora, professora doutora Silmara Aparecida Milori Corona, estou desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre medidas de prevenção da Covid-19 em consultórios odontológicos”, explica a cirurgiã dentista.

“ Nós queremos saber qual é o nível de conscientização, conhecimento e qual as atitudes de pacientes diante da Covid-19 e suas medidas de prevenção. Queremos saber se o paciente se previne antes e durante o atendimento odontológico. Para isso, estamos aplicando um questionário com perguntas sobre dados demográficos da pessoa (sexo, idade e estado onde mora);  conhecimento sobre os sintomas da doença e se ele sabe reconhecer como o dentista deve agir, quais equipamentos de proteção ele deve usar”, acrescenta.

Segundo Natália, a pesquisa quer saber sobre a  atitudes que o paciente toma quando há suspeita de que esteja contaminado e tenha uma consulta,  percepções sobre a pandemia (se acha que é grave, se acha que pode pegar o vírus no consultório...) e  a opinião dele sobre como  acha que serão os atendimentos pós pandemia, se haverá mudanças na percepção dele.

Para participar, basta ter idade superior a 18 anos e ter ido pelo menos uma vez na vida ao dentista.

O questionário é totalmente online e leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Basta a pessoa acessar o link e responder! (É pelo Google formulário).

VEJA O QUESTIONÁRIO

“Entendemos que essa pesquisa é importante pois se trata de prevenção de uma doença que ainda não há uma cura ou vacina, ou seja, a prevenção é praticamente a única ferramenta certa é completamente segura que temos”, enfatiza a cirurgiã dentista.

Além disso, segundo ela, esse tipo de pesquisa é capaz de guiar os dentistas, outros profissionais da saúde, a população e o governo quanto as atitudes que devem ser tomadas, as medidas que devem ser aplicadas, se é necessário fornecer mais informações à população.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook