Pesquisadores da UNIR descrevem duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira

Ambas as espécies possuem pequeno porte (não ultrapassando 10 cm) e são consideradas endêmicas do rio Madeira, ou seja, não ocorre em outros rios da bacia Amazônica

Ascom Unir
Publicada em 14 de outubro de 2020 às 14:05

O biólogo Willian M. Ohara, do Departamento de Engenharia de Pesca, do campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em coautoria com a pesquisadora Ângela Zanata, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os pesquisadores Junior Chuctaya e Luiz Malabarba, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram e descreveram duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira.

Uma das espécies é conhecida popularmente como canivete e foi encontrada nas cabeceiras do rio Guaporé, próximo a cidade de Comodoro, Mato Grosso. A outra espécie é conhecida como piaba ou lambari e ocorre nas cabeceiras do rio Jaci-Paraná, próximo a cidade de Campo Novo de Rondônia. Ambas as espécies possuem pequeno porte (não ultrapassando 10 cm) e são consideradas endêmicas do rio Madeira, ou seja, não ocorre em outros rios da bacia Amazônica.

As espécies foram nomeadas como C. nambiquara em homenagem a tribo indígena da região de Comodoro, onde a espécie ocorre. E a outra espécie foi nomeada como O. pacaasnovos em razão da espécie estar presente no Parque Nacional Pacaás Novos. Os trabalhos foram publicados na revista internacional Journal of Fish Biology.

Mais informações sobre os artigos podem ser acessadas por meio dos links

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jfb.14533

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jfb.14531

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Reforma administração ou remendo?

Reforma administração ou remendo?

Pelo histórico dos governos anteriormente citados e do Congresso Nacional, tudo indica que essa malsinada reforma administrativa será mais um embuste para solapar direitos e garantias do funcionalismo, conquistados a duras penas