Polícia Ambiental apresenta resultados positivos em solenidade

A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é uma ferramenta de suma importância

Texto: Paulo Ricardo Leal Fotos: Ésio Mendes
Publicada em 11 de julho de 2019 às 14:12
Polícia Ambiental apresenta resultados positivos em solenidade

Durante a solenidade foram entregues certificados e medalhas a personalidades civis e militares

A entrega de medalhas do Mérito Batalhão Ambiental e certificado de Amigos do Batalhão Ambiental marcaram as comemorações alusivas aos 34 anos do Batalhão de Polícia Ambiental, sendo apresentado, ainda, as estatísticas deste ano com o registro de 327 boletins de ocorrência, resultando em 306 pessoas conduzidas, 55 armas de fogo apreendidas, 3 toneladas de pescado ilegal apreendidas e outras ações em defesa do meio ambiente. Com a missão de atuar diretamente na proteção e conservação do meio ambiente do Estado de Rondônia, o BPA conta com atuação de policiais militares imbuídos em apresentar uma nova percepção à sociedade quanto à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para presentes e futuras gerações.

Durante a solenidade realizada na noite de quarta-feira (10), no Teatro Guaporé, o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major PM Washington Soares Francisco, destacou as atividades desenvolvidas pelos policiais militares apontando que o Batalhão chega aos 34 anos com uma história sólida de trabalho pelo Estado, sendo motivo de orgulho. “Dessa forma agradecemos todos aqueles que nos apoiam diuturnamente: Ibama, Sedam, Icmbio, PF, MPE, MPF, Exército Brasileiro, ao comando-geral da PM, ou seja, todos que contribuem para que consigamos manter o Estado um lugar onde possamos, ainda no futuro, nos orgulhar de tanta beleza”, salientou major PM Washington.

O comandante do BPA iniciou seu discurso trazendo à tona a frase deixada pelo ambientalista Chico Mendes, que diz: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.

Segundo argumentado pelo major PM Washington, entende-se que a frase revela a real causa que move os aguerridos homens e mulheres integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental que têm a missão de adentrar em florestas hostis, patrulhar regiões inóspitas, navegar águas revoltas. “Não são tarefas simples, porém necessárias para garantir a proteção da fauna, flora, hídricos, evitando poluição, queimadas, caça e a pesca ilegal em todo território rondoniense. Apesar de curta, a célebre frase do ambientalista Chico Mendes é bastante emblemática e oportuna para demonstrar a importância do trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Ambiental nestes 34 anos de existência”, sintetiza o comandante do BPA.

A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é uma ferramenta de suma importância. Nesse sentido, o comandante do BPA, enfatiza que a Organização Militar diz respeito, antes de tudo, à preservação da vida. A centralidade na proteção ambiental nada mais significa que a defesa da vida humana e do direito às gerações presentes e futuras. Ele ressalta que enquanto outras modalidades de  policiamento protegem as individualidades como a vida, o patrimônio ou o trânsito, as policiais ambientais protegem o meio onde vivemos.

“Protegemos a natureza que nos cerca: os animais do nosso ecossistema, o ar que respiramos, as águas que nos abastecem. Em um mundo onde a poluição e a degradação ambiental estão colocando em risco o futuro de nossos filhos, nós do Policiamento Ambiental temos a missão de assegurar um mundo melhor para as próximas gerações, contribuindo para que o homem e toda forma de biodiversidade coexistam num perfeito equilíbrio natural”, disse o comandante do BPA.

Atualmente, o Batalhão de Polícia Militar tem policiais militares que estão distribuídos em 13 localidades: Candeias, Guajará Mirim, Calama, Ariquemes, Jaru, Machadinho, UHE-Samuel, P. Bueno, Alta Floresta, Alvorada D’oeste, São Miguel do Guaporé, Vilhena e Cerejeiras.

COMBATE AO CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE

Presente à solenidade de aniversário do Batalhão de Polícia Ambiental, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, deixou claro que muito tem a comemorar, enaltecendo as ações desempenhadas por cada policial militar do BPA, com  trabalho de abnegação de afinco por via terrestre e fluvial ou nos mais difíceis locais de se chegar para que seja garantido o combate ao crime praticado contra o meio ambiente.

“Os resultados são satisfatórios. Muito se tem conseguido e tudo isso graças ao comprometimento dos nossos policiais e, neste caso, não poderíamos deixar de destacar os parceiros e significativamente destacamos a Sedam, Ibama, Ministério Público, o Exército Brasileiro que tanto nos auxiliam, nos ajudam e que tanto facilitam o trabalho da Polícia Militar. Agradecemos a todos os parceiros que têm somado com o Batalhão Ambiental”, enfatizou o comandante-geral da Polícia Militar.

Também participaram da solenidade de aniversário do BPA o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o general de Brigada José Eduardo Leal; o  chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; o corregedor da PM, coronel PM José Carlos da Silva; o coordenador de Pessoal da PM, coronel PM Alex Silveira Diefenthaeler; o comandante de Policiamento Especializado, tenente coronel PM Áureo Cesar da Silva; o secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook