Porto Velho recebe curso gratuíto de Produção Cultural
Com carga horária total de 16 horas presenciais, o curso será realizado na Unidade Centro da UNIR
Porto Velho será palco de uma oportunidade única para artistas, coletivos e fazedores de cultura que desejam transformar suas ideias em projetos culturais concretos. Nos dias 30 de setembro, 01, 02 e 03 de outubro de 2025, acontece o Projeto Cultural Descomplicado, uma oficina intensiva e totalmente gratuita que integra a programação do XI Festival UNIR Arte e Cultura, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com o tema “Brasilidade”.
Com carga horária total de 16 horas presenciais, o curso será realizado na Unidade Centro da UNIR (Av. Presidente Dutra, 2965 – Olaria, Porto Velho – RO) e disponibiliza 30 vagas com direito a certificado de conclusão.
Formação acessível e inclusiva
O curso foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com execução da Fundação Cultural de Porto Velho, e tem como objetivo democratizar o acesso à produção cultural. Para isso, estabelece critérios de participação baseados em cotas, destinadas a pessoas LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e público em situação de vulnerabilidade social.
“As inscrições são gratuitas, mas a seleção dos participantes será feita com base nas cotas previstas no projeto. Isso garante diversidade, inclusão e oportunidades reais para aqueles que mais precisam desse conhecimento”, explica o ministrante Caio Marinello, produtor cultural com mais de 25 anos de experiência em eventos culturais, projetos corporativos e iniciativas contempladas em diversos editais.
Conteúdo do curso
O Projeto Cultural Descomplicado foi pensado para atender artistas de todas as áreas: grupos de dança, teatro, música, artes visuais, artesanato, literatura e expressões populares. Ao longo da oficina, os participantes terão acesso a um conteúdo prático e direto, que aborda:
-
Introdução à produção cultural e gestão de projetos;
-
Como transformar uma ideia em projeto;
-
Estrutura de editais e leis de incentivo à cultura;
-
Elaboração de objetivos, justificativas e contrapartidas;
-
Planejamento de orçamento, cronograma e logística;
-
Estratégias de acessibilidade e inclusão em projetos;
-
Comunicação, divulgação e prestação de contas.
Além das aulas expositivas, haverá exercícios práticos em grupo para criação de projetos reais, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento da cadeia cultural local.
Uma trajetória dedicada à cultura
Responsável pela oficina, Caio Marinello é artista itinerante, produtor cultural e educador das artes da cena. Com formação em Produção Cultural e especialização em Gestão de Projetos, construiu uma carreira sólida unindo arte, política e comunidade. Sua atuação já percorreu diversas cidades brasileiras, sempre com foco em democratizar o acesso à cultura, formar novos agentes culturais e fortalecer expressões artísticas locais.
Como participar
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online até o dia 26 de setembro, às 17h30 (horário de Porto Velho), por meio da plataforma Sympla.
A lista de selecionados será divulgada no mesmo dia, 26/09, após as 19h, com notificação enviada por e-mail.
O curso é aberto ao público em geral, desde que os participantes tenham 18 anos ou mais, e representa uma oportunidade valiosa para quem deseja dar os primeiros passos ou se aperfeiçoar na área da produção cultural.
Serviço
Projeto Cultural Descomplicado – Oficina Intensiva de Produção Cultural
Local: UNIR – Universidade Federal de Rondônia (Unidade Centro)
Datas: 30/09, 01, 02 e 03/10 de 2025 (das 18h às 22h)
Gratuito | Certificação de 16h para concluintes
Inscrições: até 26/09, 17h30 (Sympla)
Divulgação da lista de selecionados: 26/09, após as 19
Descubra as preciosidades das Sagradas Escrituras
Amados, perscrutai as preciosidades contidas nas Sagradas Escrituras!
Corregedoria do MPRO participa de reunião em Brasília
O encontro foi conduzido pelo Corregedor Nacional, Ângelo Fabiano Farias da Costa




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook