Prefeito acompanha força-tarefa de vacinação aos caminhoneiros contra a Covid-19

Para ser imunizado, o motorista deve apresentar o CT-e e a CNH na categoria “E”

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 18 de junho de 2021 às 16:32

12 profissionais da Semusa e voluntários fazem o atendimento12 profissionais da Semusa e voluntários fazem o atendimento

O prefeito de Porto Velho, HIldon Chaves, acompanhou na manhã desta sexta-feira (18), a força-tarefa montada pela Prefeitura para vacinar, contra a Covid-19, caminhoneiros que estão de passagem pela cidade. O atendimento é feito no Posto Mirian, na BR-364, no Cidade Jardim. A vacinação ocorre sem a necessidade de cadastramento no aplicativo SASI.

Ao todo, 12 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e voluntários fazem o atendimento, de acordo com o prefeito que, conversou com os profissionais que foram em busca do imunizante. Ele destacou que é muito importante atendermos a categoria que carrega alimentos, insumos e medicamentos.

“Vocês merecem toda a nossa atenção. Mas não é momento de comemorar e achar que a pandemia acabou. É necessário receber as duas doses da imunizante e manter as medidas de proteção”, disse Hildon.

A vacina que está sendo ministrada é a Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para ser vacinado, o motorista deve apresentar o comprovante de viagem, chamado de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) / Manifesto de Carga, que valida as atividades entre as cidades, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “E”.

DOSES

Prefeito fez questão de cumprimentar a classePrefeito fez questão de cumprimentar a classe

“Não há problema nenhum se o caminhoneiro receber a primeira dose da vacina aqui e a segunda dose em outra cidade”, explicou Valdir Alves do Nascimento, enfermeiro e coordenador de vacinação dos caminhoneiros.

Nascimento informou que, somente quinta-feira (17), cerca de 650 caminhoneiros foram imunizados. A programação segue por meio de busca ativa nos portos graneleiros, onde a maioria dos caminhoneiros fica alojado.

Rodrigo César Mariano, 34 anos, é motorista de caminhão há uma década. Ele saiu de Goiânia (GO) com destino à cidade de Cruzeiro do Sul (AC) e aproveitou a oportunidade para receber a vacina em Porto Velho. “Pra quem está rodando as estradas e tem muito contato com outras pessoas, é uma ótima oportunidade. A sensação de receber a primeira dose é inexplicável, já é meio caminho andado. Agora, é só esperar o dia para tomar a segunda dose”, disse.

A necessidade de vacinação é justificada pelo seu colega de profissão, Cássio Walace dos Santos, 28 anos. “A gente roda muito por essas estradas. Corremos muito risco, tanto de pegar o vírus, quanto de transmitir”, afirmou.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Renato Barbato

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook