Prefeitura amplia a coleta seletiva de resíduos domésticos para 100% da cidade

O lixo seco que pode ser reciclado é composto principalmente por plásticos de diversas variedades, papéis/papelão, metais e vidros

Decom/PMA Foto: Arquivo PMA
Publicada em 20 de novembro de 2023 às 17:14
Prefeitura amplia a coleta seletiva de resíduos domésticos para 100% da cidade

Na manhã desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), realizou o lançamento do Programa “Ariquemes com 100% de coleta seletiva”. A iniciativa deve ampliar para todos os bairros, a coleta seletiva de resíduos domésticos, visto que o trabalho já era feito em apenas 42% da área urbana da cidade. 
 
O lixo seco que pode ser reciclado é composto principalmente por plásticos de diversas variedades, papéis/papelão, metais e vidros.
  
O serviço será feito pela Cooperativa de Catadores COOCAMARJI, e segue o padrão da coleta seletiva atual. As equipes vão distribuir um “sacolão verde” vazio em cada residência, uma vez por semana (seguindo o cronograma) passarão para recolher o lixo, e deixar novamente o sacolão vazio. 
 
De acordo com a SEMA, os recicláveis (lixo seco) representam aproximadamente, cerca de 450 mil kg de lixo por mês. A partir da coleta, esse material vai para o centro de triagem, localizado no Pólo Moveleiro. Com isso além do ganho ambiental, será fomentada a cadeia econômica de reciclagem, o fortalecimento da renda dos catadores e o aumento da vida útil do aterro sanitário de Ariquemes.  
  
Nos locais em que já é feita a coleta seletiva, vai permanecer os mesmos dias de coleta.  Segue o cronograma com os dias/bairros em que as equipes farão as coletas nos novos locais:  
 
Segunda-feira: Bairro São Geraldo I e II, Indústrial, Bairro Jamari, Áreas Especiais, Trevo, Nova Londrina, Marechal Rondon I e II, Bairro das Flores, Jardim Jorge Teixeira, Bairro das Pedras, Apoio Rodoviário, Jardim do Vale, Desvio e Apoio da BR 421. 
 
Terça-feira: Jardim das Palmeiras, Setor 09, Raio de Luz, L. Vida Nova, Setor 10 e Jardim Zona Sul. 
 
Quarta-feira: Entre Rios, Sol Nascente, Jardim Rio de Janeiro, Jardim Vitória, Jardim Paraná, Nova União 03, Jardim Paulista, Europa, Jardim América, Área Industrial, Residencial Greenvile 
 
Quinta-feira: Jardim Bella Vista, Jardim Felicidade, Bairro Bom Jesus, Res. Eldorado, Rota Do Sol, Res. Alvorada, Polo Moveleiro 
 
Sexta-feira: Bela Vista, Setor 11, Res. Gerson Neco, Colonial São Luiz, Setor 08, Apoio Social, Nova União 01, Jardim Primavera, Parque Das Gemas, Coqueiral

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook