Prefeitura capacita profissionais para atuação pós-exposição ao HIV

O objetivo é fortalecer a prevenção combinada e cuidado contínuo

Decom Ji-Paraná/Foto: André Negrete
Publicada em 03 de dezembro de 2022 às 11:57
Prefeitura capacita profissionais para atuação pós-exposição ao HIV

Em alusão ao Dia Internacional da Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma capacitação com os profissionais que atuam na profilaxia pós-exposição (PEP) ao vírus HIV. O treinamento aconteceu na quinta (1º) e sexta-feira (2).

Segundo a enfermeira responsável pelo Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE-IST), Luciana Santana Martins, a qualificação foi promovida com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz e na Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito).

“O objetivo é reforçar a capacidade do município em prevenção combinada e no tratamento contínuo ao vírus HIV e outras ISTs. Com isso, fortalecemos também a rede assistência às pessoas que vivem com HIV e também o diagnóstico, testagem e tratamento dos pacientes que foram expostos ao vírus”, detalhou Luciana.

A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situações em que o paciente foi exposto e corre risco de infecção pelo HIV. Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir as chances de contrair a infecção. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, como relação sexual desprotegida, violência sexual e acidentes com instrumentos perfurocortantes ou material biológico.

“A exposição ao HIV é considerada uma urgência médica e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas duas primeiras horas e, no máximo, até 72 horas. O paciente precisa ser acompanhado pela equipe de saúde, inclusive após o período da profilaxia, realizando os exames necessários”, afirmou a enfermeira do SAE-IST.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook