Prefeitura programa Dia Mundial de luta contra a Hanseníase

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença atrás da Índia. São cerca de 30 mil novos casos registrados por ano

Comdecom
Publicada em 28 de janeiro de 2020 às 10:14
Prefeitura programa Dia Mundial de luta contra a Hanseníase

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para os sinais e sintomas da hanseníase e mobilizando profissionais para a busca ativa de diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades. Para isso a Coordenação Geral de Vigilância e Doenças em Eliminação vai participar da campanha Nacional de Luta contra a Hanseníase no Brasil.

O último domingo de janeiro é comemorado o “Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase” que tem como objetivo de alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto a busca ativa para o diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença atrás da Índia. São cerca de 30mil casos novos registrados por ano, a falta de informação ajuda a agravar o problema, as pessoas precisam se informar sobre a doença.

A Hanseníase tem cura. O tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades de Saúde do Município e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), e é feito com medicamentos orais, constituído pela associação de 2 ou 3 medicamentos e é denominado poliquimioterapia (PQT), padronizado em todo o Brasil.

O tratamento é feito durante 6 a 12 meses, dependendo da forma clínica, o paciente deve comparecer mensalmente ao serviço de saúde, para ser examinado, receber a medicação (dose supervisionada) e orientações.

O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola. Todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de Hanseníase devem ser examinadas.

O enfrentamento à Hanseníase baseia-se na busca ativa de casos novos para o diagnóstico precoce, tratamento oportuno, prevenção das incapacidades e investigação dos contatos domiciliares, como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença.

Programação Alusiva ao Dia Mundial de luta contra a Hanseníase

Dia 29/01/2020 Local: Av. Dom Pedro II com Rua Gonçalves Dias, horário: 8:30 as 9:30 Pit stop: a estratégia é divulgar ao máximo a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, tratamento e o combate ao estigma e preconceito, através da distribuição de folders.

Dia 30/01/2019 Local: CEM (Centro de Especialidades Médicas) horário: 8:00 h. Palestra sobre Hanseníase na sala de recepção do CEM.

Durante o mês de fevereiro, ações serão desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Básica em suas respectivas Unidades de Saúde e horário de trabalho, através de palestras educativas abordando o assunto, com materiais educativos e informativos como folders e banner.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook