Prefeitura promove pits stops em Porto Velho contra queimadas urbanas

Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (69) 98423-4092

Sema Foto: Sema
Publicada em 29 de julho de 2022 às 14:40
Prefeitura promove pits stops em Porto Velho contra queimadas urbanas

Ação de conscientização aconteceu nas zonas Sul e Leste da capital

Com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências negativas das queimadas urbanas e rurais, a Prefeitura promoveu, nesta semana, pits stops nas zonas Sul e Leste de Porto Velho. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPA), Joana Aurélia explica que a campanha foca nos riscos para a saúde das pessoas durante o período de estiagem.

“Só vamos diminuir as queimadas quando pensarmos no coletivo e fazermos a nossa parte, independente do vizinho estar ou não fazendo a parte dele. Temos que dar exemplo separando o lixo e não o queimando, e deixar o terreno limpo sem a necessidade de empregar o uso do fogo”, disse.

Durante o evento, folders explicativos contendo orientações e canais de denúncia foram distribuídos à população.

População é conscientizada sobre as consequências negativas das queimadasPopulação é conscientizada sobre as consequências negativas das queimadas

O secretário da Sema, Alexandro Miranda, acrescenta que a conscientização e a participação da população são de suma importância, tendo em vista que as queimadas trazem problemas respiratórios, agravando, ainda mais, a saúde da população.

DENÚNCIAS

O diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Diego Pereira dos Santos, informa que o valor da multa é aplicado aos infratores, dependendo do que for constatado, variando de 1 a 100.000 Unidades Padrão Fiscal do Município (UPF), sendo que cada unidade equivale a R$ 88,66.

“Estamos atendendo todas as denúncias recebidas, mas é sempre bom lembrar que a autuação contra a queimada não necessita de pegar o infrator em flagrante. O fiscal poderá autuar constatando os vestígios do ato”, explicou o diretor.

O trabalho de fiscalização contra as queimadas acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos finais de semana as ações acontecem das 13h às 19h. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (69) 98423-4092 ou através do e-mail [email protected] Quando necessária a intervenção para apagar chamas, o munícipe deve ligar para o 193.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook