Prêmio Pacto Contra a Fome tem vencedor de Rondônia

Programa SOMOS + VIP - Feirão e Horta Solidários, de Porto Velho, foi premiado por trabalho no combate ao desperdício de alimentos

Assessoria
Publicada em 31 de outubro de 2023 às 08:52
Prêmio Pacto Contra a Fome tem vencedor de Rondônia

Programa SOMOS + VIP - Feirão e Horta Solidários é vencedor do Prêmio Pacto Contra a Fome. Imagem de divulgação.

O programa SOMOS + VIP - Feirão e Horta Solidários, da Associação de Resgate da Dignidade Humana (ARDH), venceu o Prêmio Pacto Contra a Fome pelo trabalho no combate ao desperdício de alimentos. Criada na favela Vila Princesa, em Porto Velho, a iniciativa foi uma das seis premiadas com R$100 mil, mentoria de gestão da XP Investimentos, troféu Pacto Contra a Fome, assinado pelo artista Vik Muniz, e um mini documentário.

Elaborada pelo Pacto Contra a Fome, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a premiação aconteceu na última quinta-feira (26) no Memorial da América Latina, em São Paulo, durante uma cerimônia emocionante.

“Ficamos muito felizes com a quantidade e a qualidade das iniciativas inscritas nessa primeira edição do Prêmio. Existem diversas organizações realizando ações incríveis Brasil afora e a seleção foi acirrada”, diz Geyze Diniz, co-fundadora e presidente do conselho do Pacto Contra a Fome. Mais de 300 ações sociais se inscreveram na premiação.

Criado em 2021, o Programa SOMOS + VIP - Feirão e Horta Solidários faz parte de um conjunto de iniciativas interligadas e estruturantes que lutam no combate à fome na região da Amazônia Legal: o Feirão Solidário, a Horta Solidária, a Roda de Conversa e o Eu Lidero.

Com um público-alvo formado por famílias representadas em 95% por mulheres, as atividades da iniciativa estão focadas em distribuir semanalmente frutas, verduras e legumes; atuar na redução do desperdício de alimentos com coletas de vegetais descartados em hortifrutis, organizadas pelos próprios beneficiários; e agir no desenvolvimento social como uma alternativa ao trabalho insalubre de catação de lixo, gerando renda para os envolvidos na comunidade.

"Como a gente vê o Pacto Contra a Fome dizendo: 'com fome não dá'. Realmente, com fome você não faz nada. Você precisa estar alimentado. Então, o feirão é a base. Nós precisamos alimentar essas pessoas e passar para a segunda fase, que é a fase da estrutura emocional, das outras dimensões que o ser humano tem", diz Araci Viana, fundadora da ARDH.

Além da Associação de Resgate da Dignidade Humana, as entidades Orgânico Solidário (SP), Instituto Novo Sertão (PI), Cáritas Brasileira (RR), Associação Good Truck Brasil (PR) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (PE) foram ganhadoras do Prêmio Pacto Contra a Fome.

Saiba mais sobre os vencedores e finalistas: Link

Vencedores do Prêmio Pacto Contra a Fome. Imagem de divulgação.


Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é um movimento suprapartidário e multissetorial que se uniu por um propósito comum: combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. Sua atuação é feita por meio da articulação, da inteligência estratégica e do reconhecimento de boas práticas para construir pontes entre a sociedade civil organizada, o setor privado e o governo para realizar uma mudança estrutural e permanente em relação aos temas fome e desperdício de alimentos.

O movimento Pacto Contra a Fome tem como visão não ter nenhuma pessoa com fome no Brasil até 2030 e, para 2040, todas as pessoas no país estarão bem alimentadas.

Saiba mais neste link

São co-fundadores do Pacto Contra a Fome: Alcione Pereira, Alexandre Loures, Ana Maria Diniz, Andrea Aun, Anette Trompeter, Carola Matarazzo, Celia Parnes, Celso Athayde, Claudia Pagnano, Christel Scholten, Daniela Castro, Danilo Vicente, David Hertz, Disraeli Galvão, Edu Lyra, Fernanda Camargo, Gabriela Ermini, Gabriella Marques, Geyze Diniz, Gustavo Porpino, Helio Mattar, Heloisa Guarita, João Alberto F. de Abreu, José Eduardo Laloni, Juliana Ramalho, Juliana Tângari, Kiko Afonso, Laura Muller Machado, Luciana Quintão, Marcio Milan, Maria Siqueira, Patrícia Florissi, Preto Zezé, Raphael Vandystadt, Regina Esteves, Selma Moreira, Sergio Gordilho, Silvio Meira, Stella Brant, Vânia Neves.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook