Presidente cobra urgência do DER para adequação do Aeroporto José Coleto atender normas da Anac

Para pousos e decolagens por instrumentos, aeroporto deve atender exigências de segurança operacional.

ALE/RO - DECOM - Foto: Diego Queiroz
Publicada em 01 de maio de 2019 às 12:09
Presidente cobra urgência do DER para adequação do Aeroporto José Coleto atender normas da Anac

Atendendo a convite do presidente Laerte Gomes (PSDB), o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), coronel Erasmo Meireles Sá esteve na Assembleia na manhã desta terça-feira (30), onde se reuniu com o dirigente do Legislativo e com os deputados Jean Oliveira (MDB) e Adelino Follador (DEM).

O presidente Laerte Gomes solicitou do diretor do DER, urgência no início do processo para a construção da Cerca Patrimonial Projetada do Aeroporto José Coleto de Ji-Paraná, no limite da área operacional.

Segundo o presidente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguindo padrões próprios, só autoriza a aterrissagem e decolagem de aeronaves por instrumentos se o aeroporto estiver de acordo com todas as normas de segurança operacional definidas pela agência.

“E a cerca é uma delas. Só depois de devidamente construída é que todos os instrumentos que possibilitarão o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, e que já foram adquiridos, poderão ser utilizados e, consequentemente, fazer com que o Aeroporto José Coleto, de fato, atenda a demanda que existe na região central”, destacou Laerte.

Erasmo Meireles informou que, na próxima semana, o diretor de aviação civil do DER, coronel Leal, estará em Ji-Paraná para ver o projeto de instalação da cerca, doado pela prefeitura.

“Vamos determinar urgência no processo de construção da obra”, afirmou o diretor geral do DER.

O presidente da Assembleia lembrou que em março, levou Erasmo Meireles e Sá ao aeroporto José Coleto e também mostrou ao titular do órgão a necessidade urgente de recuperar a RO-480, via de acesso ao aeroporto, que estava em péssimas condições.

“E hoje quero aproveitar para agradecer o coronel por ter determinado a recuperação da rodovia e também da Linha 94, uma solicitação nossa que o diretor também atendeu e já está sendo concluída”, finalizou Laerte Gomes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook