Presidente da ALE pede mais agilidade do Iperon na emissão de certidões

Morosidade na expedição dos documentos estaria prejudicando aposentadoria de servidores transpostos.

Juliana Martins/Foto: Marcos Figueira
Publicada em 05 de abril de 2019 às 11:49
Presidente da ALE pede mais agilidade do Iperon na emissão de certidões

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) solicitou ao Poder Executivo, mais agilidade por parte do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), na emissão de certidões e averbações de tempo de serviço. O parlamentar também apontou a necessidade de um cronograma para o pagamento das rescisões dos funcionários públicos. 

O deputado explica que foi informado sobre um grande número de professores que está enfrentando problemas para darem entrada na aposentadoria junto à União, uma vez que se tratam de servidores que já foram transpostos. 

O presidente ressalta que o serviço público tem a obrigação de fornecer as certidões, em obediência a Constituição Federal. Segundo Laerte Gomes, a solicitação visa o rompimento da burocracia que vem prejudicando os servidores quanto à expedição de documentos que lhes são de direito 

“É uma garantia fundamental do cidadão”, conclui o parlamentar.

Comentários

  • 1
    image
    Marx 06/04/2019

    O Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembléia poderia fazer uma audiência pública em conjunto com medidas práticas efetivas para dar maior celeridade aos processos de aposentadoria de 2017 ( a bola da vez) para depois poder chegar a 2018. Está sem lógica.

  • 2
    image
    kleber 05/04/2019

    ACHO ENGRAÇADO QUE ANO PASSADO NA GESTÃO MEDÍOCRE DO GOVERNADOR DANIEL, ISSO FOI USADO PELO NOBRE DEPUTADO COMO PROPOSTA ELEITORAL, E FOI COLOCADA TODA A CULPA NA SEGEP, PENALIZANDO FUNCIONÁRIOS E GESTORES PELA DEMORA NOS PROCEDIMENTOS DE APOSENTADORIA E HOJE, UM ANO DEPOIS CONTINUA DO MESMO JEITO, OS PROCESSOS DEMORAM UMA ETERNIDADE, CERTIDÕES UM DEUS NOS ACUDA PRA SEREM EMITIDAS E SÓ VEMOS ESSA COBRANÇAS SEM EFICÁCIA PRA DIZER QUE ESTÃO FAZENDO ALGO, ENQUANTO O VERDADEIRO PROBLEMA CONTINUA SEM SOLUÇÃO, QUE É O APARELHAMENTO TANTO DE EQUIPAMENTOS QUANTO DE PROGRAMAS E TREINAMENTO DE PESSOAL PRA ALIMENTAR ESSES PROGRAMAS NA SEGEP, ONDE TUDO É MANUAL POR FALTA DE VONTADE POLÍTICA, CADÊ O E- ESTADO, ONDE FOI GASTO HORRORES E ATE AGORA NÃO ENTROU EM OPERAÇÃO, QUER COBRAR, PRIMEIRO BUSQUE A CAUSA, POIS SÓ COBRAR ÓRGÃOS SUCATEADOS E SEM CONDIÇÕES DE TRABALHO É MUITO FÁCIL E COMODO!

  • 3
    image
    José cardoso 05/04/2019

    Ta de parabéns deputado. Isso mesmo. Só que tem que agilizar também na SEGEP pois é ela que formaliza o pedido pro IPERO. Só no SEGEP fica 1ANO. Pra depois ir pro IPERON.

  • 4
    image
    VM 05/04/2019

    Os processos de aposentadoria de 2017 agora que começaram a seren analisados, mas não entendo por que alguns processos de 2018 já saíram mesmo faltando concluir 2017 que começou agora a pouco. Deve ser porque falta recursos humanos para promover maior agilidade.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook