Presidente do TJRO reafirma compromisso de ampliar acesso à Justiça em visita a fóruns digitais

Acompanhado do juiz secretário-geral do TJRO e responsável pelos projetos, Rinaldo Forti, o desembargador verificou o funcionamento das unidades e anunciou a construção de mais oito ainda este ano

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 19 de fevereiro de 2024 às 14:49
Presidente do TJRO reafirma compromisso de ampliar acesso à Justiça em visita a fóruns digitais

Aproximar o cidadão e oferecer efetivo acesso à Justiça são propósitos do Tribunal de Justiça de Rondônia ao instalar Fóruns Digitais em municípios ou distritos distantes de sedes de comarcas. Para reafirmar esse compromisso, o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, visitou na última sexta-feira, 16, os fóruns digitais de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Cujubim, e a obra do de Alto Paraíso, prevista para ser inaugurada em março. Colagem de fotos mostra presidente nas fachadas dos quatro prédios visitados com servidores Acompanhado do juiz secretário-geral do TJRO e responsável pelos projetos, Rinaldo Forti,  o desembargador verificou o funcionamento das unidades e anunciou a construção de mais oito ainda este ano. Além dos visitados, também estão em funcionamento os fóruns de Mirante da Serra e do distrito de Extrema de Rondônia, primeiros a serem instalados. 

No local, o acesso à Justiça é facilitado por meio da tecnologia disponível. A estrutura conta com sala de audiências para participação virtual, além de servidores e estagiários que podem contribuir para serviços da Justiça e de outras instituições públicas parceiras como Ministério Público Estadual e Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Justiça Eleitoral, entre outros. 

Durante a visita, o desembargador ressaltou a qualidade da estrutura dos prédios que foram construídos com tecnologia inovadora, em Light Steel Framing, mais sustentável e em tempo reduzido. Os prédios são no mesmo modelo, com salas confortáveis, com estrutura adequada para o atendimento do cidadão, contam com acessibilidade e até sala para amamentação. “É mais um ponto de inclusão e de cidadania que o Tribunal de Justiça está disponibilizando para a comunidade”, destacou o presidente. 

Alto Paraíso 

Em Alto Paraíso, município localizado a mais de 230 km da capital Porto Velho, um novo fórum está em fase final de instalação. A obra está quase pronta e vai viabilizar o acesso dos moradores que precisam se deslocar mais de 50 km para a sede da comarca, em Ariquemes. “Beneficia muito a população de Alto Paraíso. A existência de um fórum aqui no município gera uma sensação de maior segurança”, destacou o prefeito do município, João Pavan, que acompanhou a visita do presidente do TJRO. 

Novos fóruns 

O presidente também anunciou a instalação de mais oito fóruns em localidades definidas após estudo técnico na instituição. Os projetos já estão prontos e devem ser licitados ainda neste ano. Nos municípios de Chupinguaia, Campo Novo de Rondônia e Montenegro, as obras já foram iniciadas. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook