Principais problemas do corte a plasma e como resolvê-los

Se você faz uso do corte plasma e quer saber a solução para problemas recorrentes, continue lendo e descubra como agir diante deles

Redação
Publicada em 17 de dezembro de 2019 às 17:15
Principais problemas do corte a plasma e como resolvê-los

O trabalho com corte a plasma  é reconhecido por sua agilidade e excelente acabamento. Todavia, o manejo adequado da máquina de plasma em conjunto com o uso de bons consumíveis plasma é essencial  para garantir um bom resultado. Se você faz uso do corte plasma e quer saber a solução para problemas recorrentes,  continue lendo  e descubra como agir diante deles.

Desajuste de mesa e Vibração da tocha

O desajuste da mesa pode impactar nos resultados finais do  corte de plasma.  Se a mesa parece estar desajustada é necessário conferir a velocidade de corte especificada.  Se a tocha plasma está  apresentando  vibrações também pode ser necessário realizar a manutenção da mesa.

Problema com fornecimento de gás

Para garantir a segurança de toda operação do corte e solda plasma, atente-se sobre possíveis problemas com o fornecimento de gás, identificando  vazamentos e restrições. 

É importante usar reguladores e linhas de gás com tamanhos adequados e gás de boa procedência.

Velocidade rápida ou lenta

A velocidade do corte afeta diretamente os  níveis de escória. A escória de alta velocidade é obtida quando a velocidade do corte é muito rápida. Neste caso,  reduza a velocidade.  A escória de baixa velocidade, quando o arco é disparado à frente também necessita que a velocidade seja ajustada,  neste caso, aumentando a velocidade de corte para mais rápido.

Além da velocidade do corte,  a química do material e do acabamento pode afetar os níveis de escória.

Consumíveis gastos

Inspecione os consumíveis gastos para verificar o desgaste das peças. Faça a troca por itens de qualidade  e de preferência que sejam originais.

É recomendável sempre fazer a simultaneamente a troca do eletrodo e do bico. Evitar a lubrificação excessiva dos anéis retentores também é indicado.

Vantagens do corte plasma

O corte plasma apresenta diversas vantagens técnicas e econômicas.  Em 60 minutos de atuação, a máquina de plasma consegue processar o dobro de peças do que um oxicorte. A produtividade  garante menor custo por peça e, claro, maior lucratividade.

Outra vantagem do corte plasma refere-se a respeito da segurança. O plasma não usa gases explosivos e possui diversos dispositivos de segurança.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook