Projeto de Lei enquadra como terrorismo a invasão de terras praticada com violência

Para o senador Marcos Rogério, autor do PL, é preciso endurecer a legislação para evitar novas ondas de violência no campo

Assessoria/Parlamentar
Publicada em 21 de junho de 2021 às 19:10
Projeto de Lei enquadra como terrorismo a invasão de terras praticada com violência

O vice-líder do Governo no Congresso e senador por Rondônia, Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou nesta segunda-feira (21.06) um Projeto de Lei para enquadrar como terrorismo a invasão de terras quando praticada com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública. O PL 2250/2021 altera a redação do art. 2º da Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, que caracteriza os atos de terrorismo no Brasil.

De acordo com o autor do Projeto, os conflitos no campo são um problema antigo em nosso país. Porém, não é possível continuar assistindo passivamente a episódios de violência por grupos armados que invadem propriedades privadas e instalam o terror, como os que vem acontecendo em Rondônia “A atuação da chamada Liga Camponesa Pobre (LCP) tem alarmado a população rondoniense. Esse grupo possui modus operandi muito violento: primeiro entram na propriedade, destroem tudo o que encontram, agridem e expulsam os proprietários e funcionários e, por fim, invadem completamente a fazenda. Na ponta do Abunã, recentemente 40 homens armados invadiram a Fazenda Santa Carmen, queimaram tratores, veículos, casas e espancaram um morador”, ressalta Marcos Rogério.

Segundo ressaltou o parlamentar, defender a política agrária não pode ser confundido, jamais, com tolerância a qualquer ato de violência contra a propriedade privada ou contra os proprietários. “Não podemos confundir, de maneira nenhuma, essas organizações criminosas com movimentos sociais. Precisamos agir com firmeza sob pena desses movimentos crescerem e de vermos chacinas ocorrendo no campo ”, frisou Marcos Rogério.

Nesse sentido, o Projeto de Lei 2250/2021 torna a punição mais severa já que permite que tais grupos violentos armados, além de responder pelos demais crimes praticados, também possam ser considerados grupos terroristas e que respondam aos rigores da Lei nº 13.260, de 2016. “Portanto essa proposição vem no sentido de dar uma resposta firme a esses criminosos, protegendo a sociedade brasileira e preservando a ordem pública contra as milícias rurais”, afirma o senador.

O PL 2250/2021 já foi protocolado. Devido a pandemia da Covid-19, as Comissões do Senado não estão funcionando da forma tradicional assim, o Projeto é enviado direto para o Plenário, onde será indicado relator para posteriormente ser pautado e apreciado pelos senadores.

Comentários

  • 1
    image
    Francelino Miguez Fragueiro Filho 23/06/2021

    Deve ser considerada como terrorismo, a invasão de qualquer propriedade privada, mesmo que não haja violência. 

  • 2
    image
    Christian 22/06/2021

    Esse senador que envergonha o Estado deveria usar seu tempo para trazer recursos para duplicação da BR364, iluminação da ponte do madeira, vacinas para Rondônia, ao invés disso fica dando mau exemplo em Brasília.

  • 3
    image
    Carlos 22/06/2021

    O senador pode também propor projeto de leis para endurecer as penas para crimes de colarinho, de corrupção. Além disso, deveria investir em trabalho, renda e emprego para diluir as tensões sociais. Equipar melhor a polícia para coibir esses crimes. Agora quando grileiro, madeireiro ilegal e garimpeiro ilegal invadirem terras públicas, área de proteção ambiental terão esse tratamento mais duro ou só serve para seus inimigos?

  • 4
    image
    Telma Rodrigues 22/06/2021

    O ilustre puxa-saco do Bolsonaro também poderia enquadrar, no mesmo PL, a caracterização do Terrorismo para as ações diárias e impunes dos fazendeiros/grileiros invasores de áreas protegidas, reservas ambientais, terras indígenas e outras... Mas é essa bandidagem que financia os políticos, não é, pastor ? Com meus financiadores, ninguém mexe !!!

  • 5
    image
    Gilzélia Pereira 22/06/2021

    Terrorismo deveria para aqueles que saqueiam o erário público que causam todas as mazelas sociais incluindo invasão de terras do povo brasileiro que também foram invadidas por grileiros de terras. Entendeu aprendiz de milico?

  • 6
    image
    Chico Bento 22/06/2021

    Concordo. Se puder incluir na lei a responsabilização de parlamentares que defendem genocida também seria bom. KKKK.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook