Quando o exemplo não vem

Quando aqueles que deveriam dar o exemplo seguem caminhos sinuosos, fica difícil exigir de seus concidadãos conduta retilínea

Valdemir Caldas
Publicada em 18 de novembro de 2021 às 17:00
Quando o exemplo não vem

Fossem as instituições públicas não apenas cientes de seus direitos, mas, de fato, comprometidas socialmente, teríamos menos a lamentar por aquilo que elas próprias deixam de fazer em função da missão para a qual foram criadas. Embora haja instituições com atribuições bem definidas quanto à maneira como devem proceder por uma sociedade mais harmoniosa e socialmente justa, muitas ainda não conseguiram e, certamente, jamais conseguirão, desvencilhar-se do velho e manjado corporativismo.

A política nacional está cheia de casos de parlamentares dos mais diferentes partidos apanhados escondendo dinheiro em lugares inusitados, como cueca, guarda-roupa, panela e até em saco de lixo, caso mais recente de um político rondoniense. Algumas denúncias sequer chegam à Comissão de Ética e, quando chegam, geralmente são arquivadas. Por não serem exemplos quanto ao cumprimento das normas que elas mesmas criam, ficam moralmente impedidas de cobrar isso da sociedade, quando, na verdade, deveriam cuidar melhor de suas imagens, até para que o cidadão possa delas se orgulhar e nelas espelhar-se. 

Felizmente, nem todas instituições se aventuram nessa empreitada, ou seja, na prática de jogar a sujeira para debaixo do tapete, seguindo na contramão da lei e dos bons costumes, contribuindo para engrossar a fileira dos que se acostumaram a confundir o patrimônio público como um repasto à satisfação de interesses pessoais ou de grupos na certeza de que nada lhes acontecerá. Alguém já disse que “dar o exemplo não é a melhorar maneira de influenciar os outros. É a única”. Quando aqueles que deveriam dar o exemplo seguem caminhos sinuosos, fica difícil exigir de seus concidadãos conduta retilínea.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook