Relatos de superação e a importância de falar sobre o suicídio marcam palestra no TRT-14
Campanha Setembro Amarelo segue ao longo do mês com mais duas atividades
A campanha Setembro Amarelo no TRT-14 começou com o coração aquecido! Nesta quinta-feira (18), a palestra "Se Precisar, Peça Ajuda", conduzida pelo chefe da Seção Psicossocial da Coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS), o psicólogo Luiz Augusto de Freitas Guimarães, tocou os participantes e abriu um espaço de reflexão, acolhimento e diálogo.
O evento ocorreu no auditório da sede em Porto Velho e foi transmitido online, trouxe relatos emocionantes de pessoas que enfrentaram a depressão e pensamentos suicidas. Teve ainda apresentação de vídeo com depoimentos de quem já enfrentou o problema, contribuindo para a reflexão coletiva. As histórias, marcadas por dor e superação, mostraram que é possível transformar a experiência em força, união e apoio.
Luiz Augusto Guimarães destacou a importância de pedir ajuda, e que o cuidado com a mente deve ser constante. Entre os pontos abordados, o psicólogo lembrou ainda os fatores sociais, econômicos e ambientais que podem influenciar a ocorrência do suicídio de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A palestra contou com a presença do vice-presidente e corregedor, presidente em exercício, Carlos Augusto Gomes Lôbo do TRT-14, e participação virtual da desembargadora Socorro Guimarães.
A palestra reforçou a mensagem central da campanha: falar sobre o suicídio é um ato de responsabilidade e, acima de tudo, é o primeiro passo para a cura.
O presidente em exercício do TRT-14, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, ressaltou a importância do evento que contou com o apoio integral da Presidência.
Programação continua
A campanha Setembro Amarelo no TRT-14 segue ao longo do mês com mais duas atividades:
Roda de conversa on-line – Ansiedade e Stress: Novos Olhares
24/9 (quarta-feira) | 10h | Transmissão via Google Meet
Sessão do projeto Cine Valores e Virtudes – exibição de filme com debate
26/9 (sexta-feira) | 9h | Auditório da sede do TRT-14 – Porto Velho/RO | Transmissão via Google Meet
>> Participe! Inscreva-se aqui.
As ações são promovidas pela Coordenadoria de Assistência à Saúde, pela Ouvidoria, com apoio da Comissão Regional do Programa Trabalho Seguro, com o apoio e o suporte total da Presidência do Tribunal, reforçando o compromisso da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre com a valorização da vida.
Precisa de apoio?
Ligue 188, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito e sigiloso, 24h por dia, ou acesse: www.cvv.org.br.
FIERO celebra 39 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
Segundo o presidente da entidade, Marcelo Thomé, a instituição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e sustentável de Rondônia
MPF pede que SUS ofereça implante de estimulador elétrico para epilepsia
Apesar de incorporado ao SUS em 2018, o implante não consta na tabela de procedimentos nem no protocolo clínico para tratamento da doença
Justiça dá 30 dias para União cumprir decisão sobre liberdade religiosa
MPF cobra protocolos em hospitais federais do Rio para garantir autonomia de pacientes e respeito à escolha




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook