Resenha Política, por Robson Oliveira

O importante é que as vacinas venham o mais breve possível para imunizar a população rondoniense porque as doses do Ministério da Saúde para Rondônia estão vindo em conta-gotas

Robson Oliveira
Publicada em 13 de abril de 2021 às 18:08
Resenha Política, por Robson Oliveira

ALICIAMENTO 

As investidas do Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, e do próprio governador Marcos Rocha, sobre prefeitos eleitos pelo MDB tem provocado muita irritação aos membros da direção regional do partido. Pelo que a coluna apurou, três prefeitos do interior rondoniense foram contatados pela dupla para que passem a integrar a base política do governador. O aliciamento faz parte da estratégia palaciana visando às eleições 2022.  

RETORNO 

Após a posse o coronel Marcos Rocha se desentendeu com os correligionários culminando com sua desfiliação do PSL. Embora permaneça sem partido, os prefeitos contatados são convidados para ingressar no PSL, o que indica que o governador prepara o terreno para voltar à legenda. As rusgas com os dirigentes do PSL são obstáculos fáceis de ser superados para quem governa o estado e o membro do partido que criar dificuldade à direção nacional tem poderes para desobstruir. O coronel ainda tem a sua disposição o Republicanos e o PTC para ingressar, basta querer; já que são partidos com perfil do coronel e “terrivelmente” evangélicos.  

VACINAS 

Mesmo não cumprindo os prazos iniciais anunciados, toda a burocracia para a aquisição das vacinas AstraZeneca a prefeitura da capital superou. Importação ainda é no Brasil algo extremamente complexo em razão das etapas administrativas e jurídicas a serem cumpridas pela administração pública. Mas o prefeito conseguiu ultrapassar esta etapa e as vacinas agora dependem da fornecedora para que sejam aportadas em Porto Velho.  

GOTAS 

Exceto os USA e Israel, nenhum outro país está conseguido receber o imunizador contra a Covid 19 em volume expressivo para cumprir seus prazos anunciados. As entregas estão atrasadas devido à alta procura que exige das fabricantes uma demanda mais ágil. O importante é que as vacinas venham o mais breve possível para imunizar a população rondoniense porque as doses do Ministério da Saúde para Rondônia estão vindo em conta-gotas.  

NEGOCIAÇÕES 

Preocupados também com a vacinação dos seus munícipes, alguns prefeitos do interior do estado procuraram o da capital, Hildon Chaves, para avaliar a possibilidade da prefeitura de Porto Velho adquirir junto ao importador da Astrazeneca doses extras para serem destinadas aos seus municípios.  

SOLIDARIEDADE 

O ato de solidariedade da administração municipal da capital seria custeado por uma emenda a ser disponibilizada pela bancada federal de Rondônia, destinada à aquisição da vacina que, uma vez comprada, seria remetida aos municípios. As conversações estão em andamento com o deputado federal Lúcio Mosquini à frente, mas para que uma nova compra seja feita, dependeria da chegada da remessa da capital. Como o prefeito Hildon Chaves conhece a burocracia a ser vencida para importação, a solidariedade, num momento tão crucial para salvar vidas, é um ato nobre. Torcer para que nada dê errado, já que vacinas para covid não está caindo do céu igual a chuva, como previu equivocadamente o ex-ministro Pazuello.  

ATAQUES 

Nas redes sociais começaram os ataques ao prefeito Hildon Chaves com montagens de falas por ele pronunciadas de forma distorcida. Editaram entrevistas com frases isoladas, umas sobre as outras, desconexas, de forma a mostrar o prefeito pronunciando-as atabalhoadamente. O objetivo é ridicularizar, apresentar o prefeito como amalucado, visto que tem o nome especulado como candidato a candidato a governador, e imputar incompetência como gestor não colou nas eleições passadas e dificilmente colaria na próxima. Embora a  montagem seja engraçada, o prefeito não riu e percebeu que os ataques estão apenas começando. Mas revela ser páreo duro na hipótese de vir a ser candidato.  

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook